No Dia da Televisão, relembre o programa que durou 23 anos ininterruptos

Publicado em 11/08/2017

No dia 11 de Agosto é comemorado o Dia da Televisão. A data foi instituída em homenagem à Santa Clara de Assis que faleceu na mesma data, no ano de 1253. Segundo a tradição católica, impossibilitada de ir até a missa matinal de natal, ela conseguiu enxergar toda a missa de forma milagrosa em seu quarto. Com a popularização da TV, em 1958, Santa Clara foi considerada a padroeira da televisão por ter conseguido assistir algo à distância.

Leia também: Betty Faria é mais um acerto de A Força do Querer

No Brasil, a atriz Lolita Rodrigues foi a responsável por inaugurar as transmissões da extinta TV Tupi, primeira emissora de televisão do país, e como já era sucesso no rádio com seu programa Almoço com as Estrelas, ela passou a apresentá-lo também na televisão. O diretor de programação da emissora, Cassiano Gabus Mendes tinha dúvidas sobre o sucesso da atração e se surpreendeu com seus números positivos. Ele acreditava que o formato já consagrado no rádio não vingaria nas telas.

Mesmo no rádio, o formato do Almoço com as Estrelas não era original, e sim uma adaptação de um programa argentino com o mesmo nome. Em sua exibição televisiva, o cenário da atração consistia em apenas uma mesa em forma de U no estúdio, onde as celebridades se sentavam para almoçar, e bater papo sobre sua vida e carreira. Em entrevista, Lolita Rodrigues e seu então marido Aírton Rodrigues, apresentadores do programa, chegaram a dizer que o sucesso do mesmo era atribuído aos artistas convidados que não tinham compromissos diurnos.

Almoço com as Estrelas com Lolita e Aírton era transmitido somente para São Paulo. Como na época, as emissoras ainda não transmitiam em rede, cada praça possuía seus apresentadores próprios. Na TV Tupi, a atração pôde ser vista de 1956 até 1980 de forma ininterrupta.  Com o fim do canal, Silvio Santos manifestou desejo de continuar o programa na TVS, até 1982, quando Lolita e Aírton se separaram, impossibilitando a continuação do show.

Um dos quadros mais icônicos do Almoço com as Estrelas, foi criado por José Messias: O Para Quem você Tira o Chapéu, presente até hoje no Programa Raul Gil, de onde Messias foi jurado por muitos anos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade