No aniversário de 36 anos do SBT, relembre a primeira transmissão da emissora de Silvio Santos

Publicado em 19/08/2017

Há exatos 36 anos nascia o SBT, Sistema Brasileiro de Televisão. Hoje com o slogan “A Cara do Brasil”, a emissora de Silvio Santos, iniciava suas transmissões, às 9:30 da manhã com a exibição da assinatura do contrato de concessão ao vivo, direto de Brasília.

Leia também: Apagado na Record, Gugu faria bem se voltasse ao SBT

Na década de 70, o governo federal abriu concorrência para a concessão dos canais pertencentes às TV’s Excelsior, e Continental. Silvio Santos demonstrou interesse, mas não conseguiu o controle das extintas emissoras.

Em busca de um canal próprio, o empresário e então apresentador da TV Globo comprou 50% das ações da TV Record, e em 1976, ele conseguiu a concessão de sua primeira estação de TV no Rio de Janeiro, que ganhou o nome TVS (Studio Silvio Santos Cinema e Televisão Ltda.) em que um dos primeiros programas exibidos foi o Silvio Santos Diferente,  um jogo de perguntas e respostas semelhante ao que o veterano continua fazendo atualmente.

No ano de 1980, o governo cassou as concessões das sete emissoras que compunham a Rede Tupi, e as colocou para concorrência juntamente com a concessão de duas emissoras da TV Excelsior. Participaram da disputa Silvio Santos, Grupo Abril, Bloch, Visão, Capital, Sistema Brasileiro de Comunicação, Rede Rondon de Comunicação Ltda., Rede Piratininga e Jornal do Brasil. Silvio Santos ganhou a concorrência com o apoio de diversos artistas, e críticas por parte de diretores de outras emissoras, como Boni, diretor da TV Globo, que reforçou em entrevista que o Brasil não precisava de mais uma emissora popular.

O primeiro programa a entrar no ar no SBT, em 1981 após a exibição da assinatura de concessão foi O Povo na TV, show de variedades com entrevistas com celebridades, notícias com direito a discussões polêmicas, fofocas, e um quadro com direitos do consumidor. Confira agora um vídeo com a primeira transmissão do SBT:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade