Nesta semana, o #TBTdaTelevisão do Observatório da Televisão, com Fábio Costa, relembra as tardes da Globo num passado não tão distante, mas que fazem bastante falta. Principalmente quando nos deparamos com o panorama atual, cheio de problemas de audiência e muito criticado.

#TBTdaTelevisão: Cordel Encantado é a próxima reprise das tardes da Globo

#Lembranças das tardes da infância de uma geração no #TBTdaTelevisão

A mudança mais recente ocorreu em 2014. Quando o Vale a Pena Ver de Novo, estabilizado durante duas décadas por volta das 14h30, teve sua posição invertida com a da Sessão da Tarde na grade. Isso ocasiona a exibição de três novelas seguidas – a reprisada, que atualmente é Belíssima; Malhação; e a novela das 18h.

Na primeira metade da década de 1990, não havia a soap opera juvenil, hoje também chamada de novela. Seu horário era ocupado pelo humor da Escolinha do Professor Raimundo. Anteriormente, nos anos 1970 e 1980, além dos filmes as tardes da Globo exibiam também séries estrangeiras. A Sessão Aventura durou até o começo dos anos 1990. Entre suas atrações, estiveram títulos como As Panteras, Magnum, Duro na Queda, MacGyver, Faro Fino e Barrados no Baile. A Sessão Comédia, por sua vez, foi instituída como faixa vespertina de séries no fim dos anos 1980. Super Gatas, Caras & Caretas e Super Vicky foram algumas das produções que a ocuparam.

Jornalismo, dramaturgia, revista, infantil: o que fazer nas tardes da Globo?

Possíveis alternativas para as tardes da Globo no #TBTdaTelevisão

Todavia, nem só de lembranças das antigas tardes globais se constitui o último #TBTdaTelevisão de 2018. São consideradas, a saber, algumas saídas para a resolução do que hoje constitui um problema para a TV Globo. O que fazer, por exemplo, com o Vídeo Show, que de reformulação em reformulação tem se perdido mais – e perdido mais público? Seria melhor voltar ao que já foi um dia, reformular novamente ou extingui-lo? E os filmes da Sessão da Tarde, ainda vale a pena mantê-los? Por que não trocá-los por séries que hoje a emissora relega às madrugadas, desperdiçando atrações caras?

Últimos vídeos do Canal no YouTube