TV no Mundo | Canal Al Jazeera compete com CNN e se mostra uma potência em notícias

O mundo ocidental se acostumou a acompanhar o noticiário global por meio das grandes redes de televisão dos Estados Unidos e do Reino Unido. A CNN é a maior marca televisiva quando o assunto é notícia e cobertura intensas sobre acontecimentos de interesse global. A BBC News, por exemplo, se posiciona como um simbolo de prestígio.

Mas, na última década, um novo canal passar a dar parte do tom da cobertura jornalística internacional. Baseada em Doha, em no Catar, a Al Jazeera English se tornou um importante fonte de notícias do Oriente Médio e de todo o mundo. A rede, apesar de causar descontamentos na região, o canal possui uma plástica ocidentalizada.

Veja também: TV no Mundo | Novelas brasileiras perdem espaço na televisão aberta portuguesa

Os jornalistas de vídeo, por exemplo, possuem fortes laços com o Reino Unido. A direção do canal foi ao país europeu para contratar toda essa gama de profissionais, que imprimiram um modelo estético muito parecido com o a BBC. Além disso, vinhetas e sonoplastia se assemelham muito aos gostos do telespectador do acidente.

E mais!

Com isso, o TV no Mundo, desta semana, traz a Al Jazeera English como tema. Por que o canal cresceu tanto? Como ocorreu esse crescimento? Como é a relação da emissora com o ocidente? Confira tudo no vídeo.