Saiba tudo sobre Se Eu Fechar Os Olhos Agora, thriller psicológico que será exibido na Globo

Publicado em 13/03/2019

Traduzir em imagens personagens dúbios, que inicialmente não se revelam. Onde é preciso mergulhar profundamente na narrativa para entender os enigmas. Estes foram alguns dos códigos que o diretor artístico Carlos Manga Jr. optou por usar para a realização da minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora. Escrita por Ricardo Linhares, que tem estreia prevista para abril na Globo e no Globoplay.

Segundo o diretor, a minissérie tem a intenção de causar uma “estranheza” do primeiro ao último episódio. O cinema noir é a fonte de inspiração para a paleta de cores e a fotografia. “Optamos por conduzir a narrativa de uma maneira em que as coisas não são mostradas, são sugeridas. Assim, não entregamos tudo de uma vez ao público.

Leia também: Ausência da “supersérie” na grade de 2019 da Globo: confusão ou estratégia?

Essa estratégia de dar pouca coisa para quem vê causa o que a gente chama de efeito côncavo, em que é preciso prestar atenção para entender. A história tem que atrair”, pontua Carlos Manga Jr., que trabalhou na Globo entre 1991 e 1994 e volta agora como diretor artístico em ‘Se eu fechar os olhos agora’.

Para criar esse clima de mistério e suspense, Manguinha escolheu a pequena Catas Altas, cidade no interior de Minas Gerais, para servir como cenário para a fictícia São Miguel. “Precisávamos de uma cidade cercada de montanhas, que causasse a sensação de ser isolada. E Catas Altas parece uma cidade cenográfica de verdade, com uma igreja no centro da praça, mostrando os três mundos: político, civil e religioso.

Escolha do elenco

A igreja vê todas as casas e a vida em volta vê a igreja. As pessoas se vigiam e desconfiam dos segredos umas das outras”, descreve. A escolha do elenco também seguiu o mesmo critério. “Dentre tantos bons atores que a gente tem, a escolha foi muito em função de quem poderia ter essa característica ou trazer isso à tona, essa dubiedade”, conta Carlos Manga Jr.

O ator Murilo Benício, que interpreta o poderoso prefeito Adriano, fala sobre o tom de mistério em torno dos personagens. “O que a história conta é o que se passa por trás das aparências. Todos os personagens da série têm um pouco disso. Sempre escondem algo do seu íntimo, pessoal, o que de certa forma é muito moderno”, opina.

A fotografia da minissérie reforça o clima de mistério. Carlos Manga Jr. conta que o trabalho de Edward Hopper o ajudou muito. “O Hopper tem uma pintura com três elementos: luz, sombra (as duas coisas muito definidas) e personagens solitários. Além de solitários, os personagens são muito enigmáticos. Como a pintura do Hopper não é bidimensional, não é um portrait, a pessoa não está posando. Acho que ele tem um olhar de fotógrafo, tridimensional”, pontua.

Com estreia prevista para abril na Globo e no Globoplay, Se eu Fechar os Olhos Agora é uma minissérie de Ricardo Linhares com direção artística de Carlos Manga Jr. A obra é inspirada no premiado livro homônimo de Edney Silvestre. No elenco estão ainda nomes como Antonio Fagundes, Debora Falabella, Mariana Ximenes, Gabriel Braga Nunes, Milton Gonçalves, Jonas Bloch, Betty Faria, Antônio Grassi, Paulo Rocha, Enzo Romani, Eike Duarte, Lidi Lisboa, Vitor Thiré, Gabriel Falcão, Marcela Fetter, Leonardo Machado, Martha Nowill, entre outros.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade