Saiba como foram planejados os figurinos da minissérie Se Eu Fechar Os Olhos Agora

Publicado em 26/03/2019

A fictícia São Miguel dos anos 1960 ainda tinha “um cheiro” da forma dos anos 50, ao menos na maneira de se vestir. Por ser uma cidade do interior, a moda demorava um pouco mais a chegar. Foi o que imaginou a figurinista Karla Monteiro ao idealizar o guarda-roupa dos personagens de Se Eu Fechar Os Olhos Agora.

“Minha primeira pesquisa foi em revistas da época. Achamos um exemplar de uma revista com fotos da inauguração de Brasília, que aconteceu exatamente um ano antes, fotos históricas com personalidades da época e gente comum, vestindo os decotes e as saias godês característicos do final dos anos 50”, lembra.

 Para compor os figurinos, Karla e sua equipe fizeram um grande garimpo em brechós entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Mas 70% das roupas foi feita na costura da Globo. “Fazer figurino é como pintar um quadro onde cada um tem a cor que cabe ao ambiente e suas histórias. É parte de um todo, de uma criação coletiva em prol da dramaturgia”, descreve. Os trabalhos de criação de figurinos e de caracterização acompanharam o conceito da minissérie: ninguém é o que aparenta.

Os personagens começam com cores mais vivas e, aos poucos, as paletas vão ficando esmaecidas, à medida em que eles vão se esforçando para esconder seus segredos. A figurista Karla Monteiro conta que, em Anita, investiu em tons de dourado. Já a caracterizadora Lucila Robirosa optou por uma maquiagem forte, com lábios vermelhos para contrastar com as roupas e os cabelos tingidos de loiro.

Figurino de outros personagens

Na família Marques Torres, o prefeito Adriano só veste terno preto, com cortes impecáveis, enquanto a primeira-dama Isabel usa tons de rosa e azul. As filhas Cecília e Vera Lúcia seguem a paleta da mãe, com roupas em subtons das cores que Isabel usa. Nesse núcleo, a caracterização seguiu uma linha mais sóbria: “São personagens mais clássicas, então usamos uma maquiagem e penteados mais discretos, mais elegantes”, pontua Lucila.  

Apenas Adalgisa aparece com roupas de cores mais fortes. “Como ela salta daquele mundo careta, todo certinho, ela abusa das cores, usando muito vermelho aberto e turquesa”, conta Karla Monteiro. Prevista para estrear em abril na Globo e no Globoplay, Se Eu Fechar Os Olhos Agora é uma minissérie escrita por Ricardo Linhares com direção artística de Carlos Manga Jr., inspirada no livro de Edney Silvestre. No elenco estão nomes como Antonio Fagundes, Gabriel Braga Nunes, Jonas Bloch, Betty Faria, Antônio Grassi, Enzo Romani, Lidi Lisboa, Vitor Thiré,  entre outros.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade