Mulheres inspiradoras e combate ao sedentarismo são temas das novas séries do Fantástico

Publicado em 08/03/2019

Uma reunião de talentos femininos deu origem à nova série do Fantástico, que estreia neste domingo, dia 10, ainda no clima de homenagens ao Dia Internacional da Mulher. Mulheres Fantásticas mistura linguagem documental e animação para contar a história de personagens que ousaram invadir territórios considerados masculinos, conquistaram seu espaço e mudaram a história, abrindo inéditos caminhos para as novas gerações.

Escrita, roteirizada, ilustrada, animada, produzida e editada por um time feminino, capitaneado pela supervisora artística Daniela Ocampo. A série de seis capítulos traz a trajetória de lutas de Malala Yousafzai, Dona Ivone Lara, Hedy Lamarr, Yusra Mardini, Frida Khalo e Maria Quitéria.

“São todas mulheres incríveis. E a nossa missão é ressaltar a importância delas. São histórias impactantes e têm em comum o poder e a potência do feminino. Queremos inspirar meninas e estimular o debate nas famílias”, conta Daniela Ocampo.

Leia também: Fantástico lança quadro sobre mulheres que fazem a diferença no mundo

Convidadas do Mulheres Fantásticas

Fernanda Gentil, Tais Araújo, Iza, Fernanda Torres, Vera Holtz e Glória Pires foram convocadas para narrar as histórias. Na sequência, uma matéria jornalística faz a conexão entre a personagem apresentada e a atualidade. Na estreia, Tais Araújo apresenta a paquistanesa Malala Yousafzai, mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz e ativista defensora da educação de mulheres e meninas.

“A Malala é uma mulher que eu acompanho. Seus feitos e tudo o que ela diz me inspiram diariamente”, conta Taís Araújo. Na parte jornalística, Poliana Abritta traça um paralelo entre Malala e a brasileira Panmela Castro. Vítima de violência doméstica, ela criou a Rede Nami, que usa a arte urbana para falar sobre direitos da mulher.

Vida Ativa

Outra estreia deste domingo é a série Vida Ativa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de um bilhão de adultos não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde em dia. As facilidades do mundo moderno estão entre os fatores que contribuem para o sedentarismo.

O preparador físico Marcio Atalla percorre seis países para mostrar, em três episódios, o que algumas metrópoles oferecem como opção de mobilidade. Além de educação, mudança de hábitos e integração com o meio ambiente para livrar a população deste mal. Os riscos do sedentarismo para o corpo e experiências bem-sucedidas adotadas nos Estados Unidos e na Europa são temas do primeiro episódio.

Para manter o corpo em movimento no frio norte-americano, a população corre para dentro dos shoppings. Diversos empreendimentos abrem as portas mais cedo para que as pessoas possam caminhar nos seus corredores. Na Europa, Copenhague tem experiências bem-sucedidas com bicicletas. O número é cinco vezes maior que o de carros. O sedentarismo também é um problema no Brasil, onde metade dos adultos não pratica atividades físicas com regularidade.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade