Câmera Record exibe reportagem exclusiva sobre a tragédia de Brumadinho

Publicado em 08/02/2019

Câmera Record do domingo (10), às 23h15, exibe uma reportagem especial sobre a tragédia de Brumadinho. O material conta com informações, depoimentos e detalhes exclusivos que explicam como e por que a barragem da Mina do Córrego do Feijão se rompeu.

Veja também: Felipe Neto ajuda youtuber famosa com tratamento contra câncer

O jornalístico também traz o relato impressionante dos guerreiros Pataxós. A tribo vive à beira do Rio Paraopeba que, atingido pelo tsunami de rejeitos, está praticamente morto.

Sem peixes, nem água limpa, os índios agora dependem de doações para sobreviver. “Quantos sonhos, quantos rios eles vão matar? Quantas comunidades indígenas eles vão destruir? Quantos peixes vão precisar morrer? Tudo por causa do minério!“, questiona e lamenta ao mesmo tempo a índia Ãngohó.

Os repórteres também mostram que, perto de Brumadinho, uma outra barragem preocupa os moradores da pequena Congonhas. A cidade de 4 mil habitantes está situada a 300 metros da barragem Casa de Pedra. O local preserva mais de 21 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Ou seja, quase o dobro de volume do da Mina do Córrego do Feijó.

Um funcionário da mineradora faz denúncias graves. Com medo de perder o emprego, prefere não se identificar. “Nós fizemos dois planos de emergência, de simulação. O primeiro, a sirene falhou, falhou conosco“, revela.

E acrescenta: “Já houve vazamento, foram 48 horas direto para escorar a barragem. Se nada for feito, ela vai estourar feito Brumadinho“, acredita o funcionário.

Câmera Record vence prêmio de jornalismo com reportagem Infância Comprometida

Na terça-feira (05), o Câmera Record venceu o Prêmio MPT de Jornalismo 2018 com a reportagem Infância Comprometida, exibida em 2017. A produção especial foi premiada como melhor trabalho em Telejornalismo em duas categorias, Sudeste e Nacional.

Com a conquista, a Record TV completou o terceiro ano seguido recebendo o troféu. Os profissionais ganhadores são: Daniel MotaLigia ScaliseMarcus ReisThiago CorreiaAguiar Júnior.

Além de Lucas WilchesPablo ToledoGustavo CostaMateus MuninRenata Garofano e Rafael Gomide.

Em Infância Comprometida, o jornalístico viajou por cinco estados brasileiros, durante dois meses. O objetivo era mostrar como é a vida de crianças que, desde muito cedo, ajudam os pais a colocarem comida dentro de casa.

Um dado triste e preocupante: quase três milhões de crianças e adolescentes entre 05 e 17 anos trabalham no Brasil. A maioria, no campo, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Câmera Record é produzido pelo Núcleo de Reportagem Especial da Record TV. O setor tem Rafael Gomide como chefe de redação e Pablo Toledo como editor-chefe.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade