Caldeirão do Huck: Luciano leva casal de Minas Gerais até Moçambique para promover oficina de brinquedos

Publicado em 21/12/2018

O Caldeirão do Huck deste sábado (22), apresenta uma emocionante edição do Um Por Todos, Todos Por Um. O quadro resgata a importância do brincar durante a infância. O programa começa após a final do Mundial de Clubes.

Veja também: Se parecem? Kéfera Buchmann chama Lívian Aragão de irmã gêmea

Para contar a história de um casal que resolveu colocar as mãos na massa para fazer isso acontecer, o Caldeirão começa viajando até o interior de Minas Gerais e chega a aterrissar em Moçambique, na África.

Tudo porque Luciano Huck e sua equipe encontram dois “ajudantes de Papai Noel” na região do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. É no local onde vivem Alison e Ana Paula, casados há 20 anos e pais de três filhos.

Os dois são também os idealizadores do Instituto Ideias. Uma ação criada com o intuito de produzir brinquedos educativos e estimular a convivência familiar.

Como tudo começou

A trajetória de Alison e Ana Paula com a fabricação de brinquedos parte de um ponto em comum: casos raros em suas respectivas famílias, os dois são formados em Serviço Social.

Foi a partir da vivência no bairro onde foram morar que eles perceberam uma situação. As famílias que trabalhavam pesado na indústria do aço não tinham dinheiro para comprar brinquedos para os filhos.

O casal também se atentou para o fato de que os pais dessas famílias não brincavam com as crianças. Pois, eles estavam sempre muito cansados por conta do trabalho duro.

A partir disso, Alison começou a recolher, em marcenarias da região, sobras de MDF descartadas para construir brinquedos. Em convênio com escolas públicas da região, passou ainda a realizar oficinas de construção de brinquedos em sala de aula.

Logo, abriu a própria casa para receber as crianças no contra turno escolar. Ali, ele cortava o MDF e entregava às crianças para lixarem e pintarem. Depois, era de hora de brincar. Pouco a pouco, toda a vizinhança se envolveu.

Inclusão dos pais

Por conta de tudo o que já tinham observado sobre a convivência familiar dos moradores da região, Alison e Ana Paula decidiram por um preço na oferta deste serviço.

Assim como as crianças, os pais também deveriam brincar com os filhos durante, pelo menos, 1 hora por semana. Foi desta forma que o casal conseguiu promover uma pequena revolução dentro dos lares de Santana do Paraíso.

A corrente do brincar chegou até um neuropediatra que, ao conhecer o projeto e comprovar os benefícios que o processo gera, tanto para a saúde física quanto a mental das crianças, decidiu apoiar a causa e ajudá-la com o próprio dinheiro.

Foi através de uma carta escrita por ele, inclusive, que a história de Alison e Ana Paula chegou até o Caldeirão.

Quando conheceu a natureza do Instituto Ideias, o apresentador Luciano Huck decidiu testar se a tecnologia social desenvolvida pela ação poderia ser replicada em outros lugares do mundo.

É assim que Huck, sua equipe e o casal partem para a aldeia de Muzumuia, no interior de Moçambique. No local, o grupo vai até um campo de acolhimento da Fraternidade sem Fronteiras. Lá eles realizam oficinas de brinquedos para centenas de crianças que nunca puderam tê-los. O resultado desta experiência promete emoção e muitas surpresas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade