Ratinho recebe o economista Eduardo Moreira no quadro Dois Dedos de Prosa nesta sexta-feira

Publicado em 10/08/2018

O apresentador Ratinho recebe no quadro Dois Dedos de Prosa desta sexta-feira, dia 10 de agosto, a partir das 22h15, no SBT, o economista Eduardo Moreira. Entre outros assuntos, ele fala sobre desemprego, educação financeira, arrecadação de impostos, previdência social e como negociar dívidas com os bancos.

O convidado do Programa do Ratinho de hoje foi sócio do “Banco Pactual” até 2009 e também um dos fundadores do grupo financeiro “Brasil Plural”. Em 2013 foi eleito pela revista “Época Negócios” como um dos 40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos. E, em 2016, foi considerado um dos três melhores economistas do Brasil pela revista “Investidor Institucional”. Autor de sete livros, Eduardo estreou como dramaturgo em 2017 e atualmente apresenta o programa “Entre Nós”, da TV Estadão.

“A previdência (social) não vai quebrar o Brasil”, conta o economista. Eduardo Moreira explica ainda que acha necessária uma reforma, mas de maneira diferente da atual proposta. “Existe uma pressão de que vai quebrar, vai quebrar para passar uma reforma a toque de caixa, sem ser discutida”.

Leia também: Heloísa Périssé abre o jogo sobre depressão

Eduardo Moreira fala sobre arrecadação de impostos no Programa do Ratinho

Em outro momento, o economista fala sobre a arrecadação de impostos: “A classe média (paga mais impostos no Brasil). O rico vive num paraíso fiscal. Os mais ricos no Brasil pagam em média de imposto de renda 6,9% ao ano. Estudo da Receita Federal e do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), não sou eu que estou falando. De todos os países do mundo, o Brasil é um dos que menos paga imposto na classe mais alta. Só que o imposto do Brasil não está na renda, então estão aonde? Nos produtos, nos bens e nos serviços que você compra.

E o problema está no seguinte: o cara mais rico sobra dinheiro, então esse dinheiro que sobra ele aplica e ainda ganha juros do Governo que é pago pelo imposto. E o pobre, todo o dinheiro dele é gasto em mercadorias e serviços. Então o pobre paga mais de 50% dos impostos, que são os impostos que chamamos de indiretos”, detalha o convidado. Eduardo Moreira ainda falou sobre outros temas com o apresentador Ratinho. Inclusive do seu mais recente livro, “O que os donos do poder não querem que você saiba”.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade