Curta em Cena explora o cinema experimental

Publicado em 08/06/2018

O universo criativo do cinema experimental. Este é o tema desta semana do Curta em Cena, que vai ao ar sábado (9), às 23h, na TV Brasil . No programa, a apresentadora Tâmara Freire bate-papo com a cineasta Luisa Marques, diretora do curta “Maldição Tropical”.

O curta de 14 minutos é uma ficção científica do passado. O filme experimental faz uma ponte entre dois projetos de nação forjados para o Brasil em meados do século XX: o imaginário tropical, personificado por Carmen Miranda, e o modernismo tardio que se instaurou no fim dos anos 50 e início dos 60, aqui simbolizado pelo Aterro do Flamengo, no Rio.

Leia também: Ratinho recebe o governador de São Paulo, Márcio França e a primeira-dama Lúcia França nesta sexta-feira

“Maldição Tropical” tem uma forte relação com as artes plásticas, e chegou a ser exibido no Museu Tate Modern, em Londres. O filme faz parte do projeto Curta Mulheres, que traz curtas-metragens feitos por diretoras brasileiras nos últimos cinco anos de diferentes partes do país.

Curta em Cena também traz uma entrevista com a cineasta Helena Guerra, diretora do filme “Afeganistamos”, e a atriz Tuany Damasco. O filme mostra a condição de segregação e abandono da periferia nas cidades brasileiras.

Curta em Cena é um programa voltado para o conteúdo de produções de curta-metragem no Brasil, que alia informação e entretenimento. A cada semana o programa exibe e debate cinema, agregando informação sobre o contexto da criação e da produção da obra. A jornalista Tâmara Freire entrevista realizadores, especialistas e traz o melhor dos conteúdos audiovisuais da atualidade.

Serviço
Curta em Cena – sábado, dia 9, às 23h, na TV Brasil

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade