Como Será? mostra como invenções em robótica para melhorar rotina de pessoas com deficiência

Publicado em 13/04/2018

O Como Será? deste sábado, dia 14, traz diferentes olhares sobre a rotina enfrentada por pessoas com deficiência. Na série Expedição Digital, Renato Cunha apresenta iniciativas que utilizam realidade virtual e robótica para melhorar a vida destas pessoas. Em Recife, ele conversa com um grupo de pesquisadores que criou um sistema que possibilita fazer fisioterapia com monitoramento à distância.

Desenvolvido para ajudar os cegos nas ruas, o cão guia Lysa é um cão robô que funciona por cerca de oito horas, com bateria. Através de tecnologias como sensores de altura, ele identifica obstáculos e orienta seu dono sobre o caminho. Por fim, Renato mostra o funcionamento do aplicativo Cagame Maker, que funciona como instrumento de aprendizado de crianças com Síndrome de Down, déficit de atenção e autismo. O jogo ensina tarefas domésticas simples, que podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada um. Ele foi criado para pais, médicos e educadores terem mais uma ferramenta de inclusão de crianças.

Leia também: O Outro Lado do Paraíso: Bruno questiona Sophia e Zé Victor sobre Mariano

Já a repórter Júlia Bandeira lança um olhar diferente sobre histórias de superação. Ela conversa com os familiares de pessoas com deficiência sobre as dificuldades enfrentadas por quem acompanha a rotina de cuidados de muito perto. Entre os entrevistados está a da dançarina Karina Vargem. Ela foi diagnosticada com artrite reumatoide e vive em uma cadeira de rodas desde os cinco anos. Hoje, Karina está em um estágio avançado da recuperação e conta com apoio dos pais, com quem mora. Eles falam sobre suas rotinas e como lidaram com a transformação de suas vidas a partir do diagnóstico da doença de Karina.

O quadro Qual vai ser? apresenta o dilema do estudante Thiago Castellani. Com 17 anos, ele tem dúvidas de qual carreira seguir, já que acaba de terminar um curso técnico em Mecatrônica, mas sua paixão é a Biologia Marinha. No quadro, Thiago tem a chance de experimentar um dia na vida de um profissional de Engenharia Mecatrônica (sugestão dos pais), Biologia Marinha (sua escolha) e Geografia (indicação da orientação profissional). No estúdio, o estudante conversa com Sandra Annenberg e com a orientadora Giselle Welter antes de revelar sua decisão.

A rotina de um resort é tema do Hoje é dia de… Alexandre Henderson acompanha o dia a dia dos funcionários que formam a estrutura de um empreendimento dessa natureza. Ele conhece o trabalho da nutricionista, do chef, de uma engenheira agrônoma, de uma professora de educação física e do gerente de relações públicas, todos responsáveis – cada um na sua função – pelo funcionamento do resort. Por fim, o repórter mostra as ações sustentáveis adotadas pelo local, como reaproveitamento de água e economia de energia, por exemplo. Além disso, o resort abriga um dos maiores bolsões de desova de tartarugas cabeçudas da América do Sul e adotou algumas restrições para garantir que elas retornem: redução da iluminação durante a noite e não há serviço de comida na areia.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade