History exibe especial para marcar os 30 anos do “verão da lata”

Publicado em 19/09/2017

Poucos verões são tão memoráveis a ponto de merecerem um nome próprio. O verão brasileiro de 1987-1988, porém, ganhou o apelido de “verão da lata” depois que nada menos do que 22 toneladas de maconha foram despejadas no nosso litoral, a bordo de latas de metal hermeticamente fechadas, atingindo praias que iam do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.

Similares às de leite em pó, as latas começaram a invadir principalmente as praias do Rio e de São Paulo, desencadeando uma série de eventos econômicos, comportamentais e criminais surpreendentes. Trinta anos depois desse episódio, o HISTORY exibe o especial Verão da Lata, no dia 19 de setembro.

A produção de 2013 foi a fundo na investigação do caso e revelou informações importantes e nunca explicadas sobre a história. Dessa maneira, revive o “acontecimento” que foi esse verão, com um riquíssimo material de arquivo e depoimentos de figuras-chave, de investigadores de polícia e agentes do órgão norte-americano DEA (Drug Enforcement Administration), a personalidades brasileiras, como Perfeito Fortuna, Fausto Fawcett, Eduardo Bueno, Marina Person, Taciana Barros, Lawrence Whaba, Bia Abramo, Lobão, Roger Moreira e a cantora Fernanda Abreu, que alguns anos depois lançou o hit Veneno da Lata, inspirado no episódio e que popularizou a gíria nascida naquele período – “da lata” é até hoje um sinônimo para “muito bom”, “excelente”.

Dirigido por Tocha Alves e Haná Vaisman e produzido pela Suju Filmes, Verão da Lata busca reviver, com carinho e nostalgia, esse episódio único, cujos primeiros registros datam de setembro de 1987.

Imagens raras, documentos inéditos e depoimentos do especial contextualizam o clima social e político da época, marcado pela transição da abertura política, a inflação alta e os Fiscais do Sarney.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade