Renato Machado revela os 40 alimentos mais poderosos da mesa brasileira no Globo Repórter

Publicado em 23/06/2017

Renato Machado revela, no ‘Globo Repórter’ dessa semana, os segredos para uma vida mais saudável, que tem na alimentação um de seus fatores mais importantes. Cientistas indicam os 40 alimentos mais poderosos da mesa brasileira, como o alho, o gengibre, as pimentas, o brócolis, o pimentão e a lentilha. Entre as frutas, se destacam o abacate, o limão, a laranja, a manga, a maçã e o abacaxi. A bióloga e geneticista Ivana da Cruz, que há 10 anos estuda o poder dos alimentos, propõe uma refeição perfeita com os dez alimentos mais “anti-inflamatórios” da lista.

A alimentação é também um dos segredos da longevidade da D. Rita Parisi. Aos 81 anos, a moradora da cidade de Veranópolis, na Serra Gaúcha, trabalha mais de dez horas por dia e nunca ficou doente. É viúva há quatro anos, tem cinco filhos, 11 netos, dois bisnetos e, além de fazer sozinha todo o serviço de casa, ainda é coordenadora do coral da igreja e trabalha fora de segunda a sábado, na loja da família. O comércio faz parte da sua vida há 61 anos. A geriatra Berenice Vera, que acompanha D. Rita há mais de 20 anos, cita os fatores que fortalecem a sua saúde: “Ela tem um tipo de alimentação que parece muito simples mas é bastante nutritiva e muito saudável.” Especialistas comprovam que uma vida simples, uma alimentação correta e uma dieta natural facilitam o nosso sistema de defesa, a nossa imunidade.

Glória Maria pula de bungee jump no Globo Repórter e vira meme novamente

O programa mostra ainda que o leite materno é uma injeção de imunidade para a vida toda, contribui para se ter menos alergias e reduz o risco da ocorrência de câncer na vida adulta, entre outros benefícios. Tão importante que é chamado de “sangue branco” por especialistas. O parto natural também aumenta a imunidade. “Ao passar, a pele e as mucosas da criança recebem as sementes da sua futura microbiota”, conta o Dr. Marcos Nolasco, pediatra da Unicamp. Microbiota é o nome usado para definir o conjunto de vírus, bactérias e de fungos que convivem com a espécie humana, responsável por aumentar a defesa do nosso organismo contra as doenças.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 23, depois da novela ‘A Força do Querer’.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade