Quadrilhas Juninas serão homenageadas na série Bailão, que estreia em julho na TV Aratu

Publicado em 16/06/2017

Uma das manifestações mais tradicionais dos festejos juninos vai ganhar destaque na televisão. Trata-se da quadrilha, que originalmente era chamada de “Quadrilha de Arraiais” e nada mais é do que uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas cheias de detalhes e bastante coloridas. A responsável por levar todos os detalhes sobre os grupos de quadrilheiros para a telinha será a TV Aratu, no programa Bailão, que estreia no próximo dia 15 de julho, às 17h50. As gravações começaram no final de maio e o projeto, produzido pela Todos os Cantos Filmes, foi selecionado pelo Edital Setorial do Audiovisual – 2016, da Fundação Cultural do Estado da Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.

Na tela da TV Aratu, o programa será exibido aos sábados. Ao todo, são seis episódios de 26 minutos e a história será desenrolada a partir da jornada de oito diferentes personagens, entre os quais se destacam o diretor, o marcador da quadrilha, coreógrafo, figurinista, o torcedor e a noiva.

Carla Perez anuncia o fim de seu programa infantil na Bahia

Esses participantes vão revelar o dia a dia, a paixão pela quadrilha, os desafios, a tradição e a arte, envolvidos nesse universo de competição, que marcam os festejos juninos no Brasil. “O Bailão é um projeto que pretende gerar um interesse fundamental sobre a temática da quadrilha, que tem como raiz uma estrutura forte de expressão cultural, de organização social dentro das comunidades, com uma qualidade técnica muito acima do normal e com pouquíssima visibilidade”, comenta Pola Ribeiro, diretor geral da série.

Bailão fala de um tema que a TV Aratu, há quase 30 anos, investe. Dentro do “Arraiá do Galinho” – evento junino capitaneado pela emissora – ela dá visibilidade à cultura das quadrilhas e realiza um concurso que reúne pessoas de todo o estado. Diante do contexto, a ideia do programa teve aceitação imediata no canal. Para o gerente de conteúdo da TV Aratu, Pablo Reis, o projeto tem grande importância. “A TV Aratu mantém a tradição dos concursos de quadrilhas, vinculado ao projeto do Arraiá do Galinho. O concurso foi mantido graças à tenacidade e à insistência de uma colaboradora de muitos anos, chamada Celisa Felicidade, que infelizmente nos deixou no ano passado. Inclusive, no concurso de quadrilhas do Arraiá do Galinho deste ano, o prêmio principal vai ser em homenagem a ela. Serão 18 quadrilhas participando e concorrendo. Por isso, a associação da TV Aratu com essa tradição do Nordeste e da Bahia é muito forte”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade