Fantástico estreia a série Gigantes dos Ares em parceria com a BBC

Publicado em 08/04/2017

Você já ouviu falar em Trinidad e Tobago? Localizado no Mar do Caribe, o pequeno e paradisíaco país da América Central é formado por duas ilhas principais, conhecidas pelo ecoturismo. Mas um lado dessas ilhas é pouco conhecido pelo mundo: proporcionalmente à população de 1,3 milhão de habitantes, Trinidad e Tobago é um dos países que mais fornece soldados para o Estado Islâmico. Cerca de 140 guerrilheiros jihadistas saíram de lá e, recentemente, um deles foi incluído na lista de terroristas internacionais. O repórter Álvaro Pereira Junior vai ao país para ouvir familiares e líderes religiosos e tentar entender porque tantos jovens deixam o país para virar um soldado extremista. E conta tudo no ‘Fantástico’ deste domingo, dia 9.

Essa semana o programa estreia também a série ‘Gigantes dos Ares’, uma superprodução em parceria com a BBC que revela em detalhes o fascinante e desconhecido universo da aviação internacional. Em sete episódios, a série mostra como funcionam as complexas redes de engenharia e logística que mantêm tantos aviões no ar, o trabalho dos controladores de voo, o movimento no maior terminal de cargas do planeta, os pousos e decolagens nas condições mais adversas – na cidade mais fria do mundo ou num aeroporto fincado nos himalaias –, além de explorar situações de emergência. O que acontece quando alguém passa mal a 10 mil metros de altitude? E se uma peça na turbina ameaça dar defeito? O primeiro episódio mostra como é feita a construção do maior avião comercial do mundo, que tem 73 metros de comprimento e 24 metros de altura, e como os aeroportos mais movimentados do mundo usam informações subliminares para coordenar e otimizar o fluxo intenso de passageiros.

O programa dessa semana conta ainda a emocionante história de um coração venezuelano que só continuou a bater graças à solidariedade brasileira. Michele, uma jovem de 26 anos, precisava trocar a bateria de seu marcapasso cardíaco, que estava acabando. Mas em uma Venezuela mergulhada em crise política e econômica já não há mais fornecedores desse dispositivo capaz de monitorar o ritmo cardíaco e estimular o coração. Vendo seu tempo se esgotar, ela fez um apelo na internet e viu seu sentimento de desespero ser substituído pelo de gratidão e acolhimento, quando uma ONG brasileira se mobilizou em torno da sua causa. Graças à solidariedade dessas pessoas, o coração de Michele voltou a ser preenchido. Agora de esperança.

O ‘Fantástico’ vai ao ar na noite de domingo, depois do ‘Domingão do Faustão’.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade