Repórter Record Investigação denuncia o trabalho de crianças e adultos na produção da castanha

Publicado em 27/03/2017

Por trás de uma das mais prósperas produções de castanha de caju do mundo existe uma rede de exploração de adultos e crianças. O Repórter Record Investigação de hoje (27/03), às 22h45, denuncia as condições desumanas de trabalho de quem sobrevive da quebra da castanha no agreste brasileiro.

O trabalho pesado compromete a saúde dessas pessoas. Além disso, muitos castanheiros ficam com os dedos machucados e não conseguem tirar o Registro Geral, como é o caso de Wagner, que ficou sem as digitais nos dedos. “Fiquei chocado quando a moça do cartório me avisou que eu não tinha condições de tirar uma carteira de identidade, porque eu tinha perdido minhas digitais. É como se eu não fosse alguém”, desabafa.

Os repórteres revelam também como várias gerações de trabalhadores rurais são explorados na produção desse produto nobre e caro, que está presente à mesa dos brasileiros.

Para famílias inteiras, não se submeter a esse ciclo de exploração significa passar fome. “Eu só compro e vendo, não tenho nada a ver com as condições de trabalho deles”, diz um intermediário à equipe.

E mais: um exemplo de esperança. A história da jovem castanheira que sonha em fazer faculdade: “Tudo que eu quero na vida é fazer faculdade e escapar dos atravessadores que nos exploram”.

O Repórter Record Investigação, apresentado por Domingos Meirelles, vai ao ar nesta segunda-feira, às 22h45.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade