A Grande Seca: Série do Jornal da Record mostra a pior seca dos últimos cem anos no Nordeste

Publicado em 20/02/2017

O Brasil vive a pior seca dos últimos cem anos, situação que pode se agravar nos próximos dois meses. O Jornal da Record percorreu o interior do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí e Pernambuco, os cinco estados mais atingidos pela longa estiagem que caminha para o sexto ano para realizar a série A Grande Seca, que estreia nesta segunda-feira, 20/02. As reportagens serão exibidas em cinco episódios, até sexta-feira.

Ao longo do caminho da seca, 2,5 mil km de histórias de vida e de luta no coração do Nordeste. O repórter Fábio Menegatti e o cinegrafista André Cunha mostram a terra dos cajus, em que a árvore que dá o fruto virou lenha, e ainda encontram comunidades fantasmas, abandonadas por quem fugiu da seca.

Para aqueles que ficaram, restou o drama da falta de comida. E em alguns lugares, a água só chega uma vez por semana e, muitas vezes, não é apropriada para o consumo

No sertão, os açudes secaram e os animais morrem de sede e de fome. Nem mesmo as plantações mais resistentes à estiagem suportam a falta de água.

O editor é o Eduardo Prestes e a produtora Rosana Mamani.

A Grande Seca vai ao ar no Jornal da Record a partir desta segunda-feira, 20/02, às 21h40.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade