Hipertensão e diabete são os temas do Globo Repórter desta semana

Publicado em 30/09/2016

Você sabia que um em cada quatro brasileiros vive em risco por causa da pressão alta? E que outros 14 milhões enfrentam as limitações causadas pela diabetes? Os repórteres Edney Silvestre e Isabela Assumpção entram no mundo da hipertensão e do diabete, doenças que têm a mesma origem: a falta de exercício físico e o excesso de peso.

São vários os sintomas da pressão alta. Os mais comuns são a dor na nuca, o excesso de peso e a circunferência abdominal exagerada. Já o diabetes é uma doença silenciosa, traiçoeira e perigosa. Quando o diagnóstico chega é assustador, mas há maneiras de conviver.

Isabela conhece um cardiologista que perdeu quase 50kg em um ano. Ele conta como mudou os hábitos alimentares e incluiu a atividade física na rotina diária. Aderiu à comida vegetariana porque descobriu, através de uma pesquisa com 1.500 paulistanos, que os adeptos deste tipo de alimentação têm colesterol mais baixo e cintura mais fina. Outra história impactante é do produtor que perdeu 48kg usando a diabetes para mudar de vida.

Santo de casa faz milagre? O programa mostra a vida da fisioterapeuta que luta contra a pressão alta dos pacientes do Incor e, em casa, tem uma família inteira de hipertensos.

O Globo Repórter vai ao ar nesta sexta-feira, dia 30, logo após Velho Chico.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade