Novela

Resumo dos capítulos de Abismo de Paixão, que vão ao ar nesta semana

Antônia avisa Padre Lupe do ocorrido com Almerinda

Publicado em 15/12/2019

Resumo dos capítulos 80 a 84 da novela Abismo de Paixão, que serão exibidos de 16 a 20 de dezembro de 2019, na faixa das 18h45, no SBT.

Segunda-feira (16) – Capítulo 80 de Abismo de Paixão

Paulo entrega a Florência um cartão com dados médicos que a ajudará a fingir sua gravidez. Padre Lupe diz a Dolores que tem dúvidas quanto a Carmem e Horácio, ela responde que Horácio seria incapaz de lhe ocultar  algo tão delicado. Henrique diz a seu pai que está claro que Florência se casa com Damião apenas por dinheiro e isso é que mais  dói. Na fazenda Beltrán, Almerinda  diz a Edwirges que está disposta a pagar o que for por sua fazenda, e que ainda há tempo de cancelar o contrato anterior, e devolver o dinheiro pago. Almerinda pede a Ramiro que averigue quem comprou a fazenda da viúva Beltrán. Almerinda se zanga quando Damião informa que a processadora utilizará os cultivos de “Céu Aberto”. 

Carmem ouve quando Dolores questiona Horácio sobre o ocorrido no dia em que Augusto morreu. Na processadora, Malu pergunta a Ramiro se ele sabe porque Ingrid deixou seu trabalho sem avisar.  Carmem procura Ramiro para dizer que Horácio é um traidor e já que confessou tudo ao Padre Lupe e talvez queira fazer o mesmo com a Polícia. Ramiro, zangado, faz uma denúncia anônima. Damião e Lucio vão a um banco para depositar dinheiro em nome de Elisa. Damião pede a Lucio que jamais revele isso a Elisa. Dolores se desculpa com Horácio por ter duvidado dele, nesse momento chegam os policiais para detê-lo. Lucio diz a Damião que espera que Elisa nunca os descubra, pois jamais o perdoará.

Ainda em Abismo de Paixão

No consultório, Elisa convida Paloma para a missa de seu pai, e diz que está triste, pois acreditava que a amiga estaria a seu lado todo o tempo, o que não ocorreu. Paloma responde que esteve ausente por estar deprimida, por seu término com Gael. Carmem pensa em uma maneira de fazer com que o Padre Guadalupe desapareça. Na praça, Dolores chora e diz a Bráulio que a polícia acaba de levar Horácio, já que ele é um criminoso que estavam procurando há meses. Florência quer viajar para a capital com o intuito de combinar com o médico, a farsa de sua gravidez. Damião se oferece para acompanhá-la e sugere que faça um ultrassom para ver como vai o bebê, Florência fica nervosa. Na fazenda Arango, Guido diz a Almerinda que não descansará até encontrar o verdadeiro culpado pelo desfalque na processadora.

No próximo capítulo

Terça-feira (17) – Capítulo 81 de Abismo de Paixão

Ramiro fala com Edwirges para reiterar que não lhe devolverá a fazenda, ela insiste em devolver o cheque. Ramiro pega o cheque e diz  que agora a fazenda lhe sairá grátis, Edwirges sofre um enfarto e morre. Lucio diz a Elisa que precisa falar à sós com ela. Carmem vai falar com o bispo sobre o Padre Guadalupe, e propõe que o transfiram de paróquia. Lucio diz a Elisa que Augusto quis protegê-la e abriu uma conta em seu nome, e com esse dinheiro ela pode quitar sua dívida com Almerinda. Ingrid propõe a Ramiro que matem Almerinda, para que Damião entregue a Gael metade de sua fortuna. Na igreja, Elisa descobre o problema de Horácio, e pede perdão a Dolores por tê-la convencido a se casar com ele.

No hospital, Antônia confessa a Bráulio que Ramiro á violentou. Almerinda entra no quarto. Na igreja, Dolores pede ao Padre Lupe que a ajude a anular seu casamento, já que se casou com um delinquente. Padre Lupe pergunta a Dolores se sabe se estão acusando Horácio por um crime que ele cometeu no povoado. Almerinda ameaça demitir Bráulio da processadora se abandonar Antônia. Guido diz a Florência que se hospedará no hotel do povoado, já que não pode aceitar a hospitalidade de Almerinda quando não acredita em sua inocência. Betânia diz ao filho que nunca aceitará sua relação com Paloma.  Florência diz a Almerinda que está triste porque Damião foi à missa do pai de Elisa sem avisá-la.

Continuando

Na igreja, todos se surpreendem ao ver chegar Almerinda e Florência, Elisa furiosa as expulsa do local. No hotel, Ingrid chega para ver Guido e dizer que ele tem razão em suspeitar de Ramiro, no caso do desfalque à processadora. Antônia procura Dolores e exige que se afaste de Bráulio. Gael pergunta a Elisa se ela estaria disposta a esperar Damião por toda a vida, ela responde que a única coisa que sabe é que não pode estar com outro homem, e menos com ele, já que Paloma é sua melhor amiga, e ela jamais poderia se interessar pelo homem que Paloma ama. Ramona lembra Paloma que jamais poderá ter a atenção de Gael, ainda mais agora que já se entregou a ele.

No dia seguinte

Quarta-feira (18) – Capítulo 82 de Abismo de Paixão

Ramiro visita Horácio para dizer  que o denunciou por abrir a boca e, se continuar falando  Dolores terá o mesmo fim que Branca. Horácio confessa ao Padre Lupe que cometeu dois roubos, e que por isso decidiu desaparecer, que procurou Ramiro porque eram amigos, e ele havia  prometido conseguir trabalho em troca de que matasse Lucio, por isso incendiou a loja de  Branca, mas não sabia de fato que ela estava em seu interior. Padre Lupe aconselha Horácio a confessar seus crimes para as autoridades, mas Horácio diz que Ramiro o ameaçou, dizendo que matará Dolores caso ele fale.

No consultório, o médico engana Damião sobre a gravidez de Florência, mostrando  o ultrassom de outra pessoa. Padre Lupe pede a Horácio que confesse se viu quando Carmem matou Augusto, ele responde que não pode falar mais, pois Carmem é capaz de tudo. Na capital, Damião diz a Florência porque não aproveitam a viagem e se casam no civil, já que ele não pensa em se casar na igreja. Almerinda repreende o Padre Lupe por nunca estar do seu lado, nem a apóie em suas decisões, principalmente nas que dizem respeito a Damião.

Mais…

Carmem reclama com Ramiro por ele ter mandado Horácio para a cadeia. Na casa de Lucio, este diz a Elisa que corrigirá com Ramiro o assunto da venda de “Céu Aberto”, e que a primeira coisa que fará, será saldar a dívida com Almerinda. Na processadora Arango, Carmem diz a Ramiro que não lhe entregará nem um centímetro de “Céu Aberto” enquanto não apareça esse cheque. Ramiro diz a Carmem que está certo que Horácio viu quando ela matou Augusto, e por isso quer que cale a boca.

Na capital, Damião leva o ultrassom a outro ginecologista para receber uma segunda opinião sobre a gravidez de Florência. Gael recebe uma carta onde o bispo ordena que Padre Lupe seja transferido a outro estado. Na cabana de Ramona, Elisa pergunta se ela sabia o que iria acontecer com seu pai, pois naquele mesmo dia ela disse que a vida deles mudaria para sempre. Na capital, Damião e Florência vão ao registro civil e finalmente se casam. Revoltado com a decisão do Bispo, Gael diz ao Padre Lupe que, juntamente com os moradores  do povoado, organizará uma “frente de apoio” para que ele não vá embora.  Betânia diz a Paloma que não permitirá que ela tenha uma relação com Henrique. No centro de saúde, Antônia recebe alta. Bráulio visita Dolores para oferecer seu apoio, também diz que Antônia o enganou pois quando se casou com ela, já estava grávida de outro homem, e que Vicente não é seu filho.

Na sequência

Quinta-feira (19) – Capítulo 83 de Abismo de Paixão

Paloma se nega a sair com Henrique, já que sua mãe e Florência não estão de acordo com essa amizade. Almerinda pede a Ramiro que se encarregue de liquidar Bráulio e diz que reduzirá seu salário pela metade para que Antônia possa cuidar de Vicente. Ramiro ordena Malu que prepare o cheque de Bráulio, e ela conta que Damião foi para a capital. Sabrina está triste porque o pai não aprova sua relação com Paulo, enquanto Betânia prepara tudo para que se casem. Padre Lupe vai até o bispo para saber porque querem  transferi-lo de paróquia, e descobre que se queixaram dele. Ramiro e Ingrid se unem para matar Almerinda. Eles entram na fazenda e Almerinda reconhece Ingrid.

Paulo e Antônia chegam ao quarto de Almerinda, e a ajudam, Ingrid e Ramiro escapam. Betânia pede a Edmundo que não se separem, que lutem para estarem juntos, e afirma que agora, como nunca, estará com ele. Henrique chega em casa e reclama com a mãe por  ter ofendido Paloma, Edmundo, zangado, diz a Betânia que ela nunca mudará e que vai embora de casa. Padre Lupe acusa Carmem de ser a responsável pela sua transferência e ameaça romper o silêncio e contar o que sabe sobre ela. Carmem, zangada, o expulsa de sua casa, Elisa vê a cena, entra, e a impede.

Ainda

Elisa diz a Carmem que ali também é sua casa, elas discutem e declaram guerra pelas propriedades de Augusto. Ingrid pede a Ramiro que a tire do povoado, já que Almerinda a denunciará porque a reconheceu. Ramiro diz que a levará a uma fazenda que comprou com o dinheiro da fraude da processadora, Ingrid zangada pede seu dinheiro de volta e diz que quer ir embora do povoado. Antônia avisa Padre Lupe do ocorrido com Almerinda. Almerinda pede aos empregados que avisem Damião. Florência se zanga porque tem que interromper sua lua de mel. Ramiro chega à fazenda para se colocar às ordens de Almerinda. Quando chega Damião, Almerinda acusa Elisa de ser quem tentou assassiná-la.

Encerrando a semana

Sexta-feira (20) – Capítulo 84 de Abismo de Paixão

Damião não acredita em Almerinda. Lucio promete a Elisa que vai averiguar sobre os bens que sei pai deixou. Edmundo reprova Betânia por tentar atrapalhar o namoro do filho.  Dolores informa Elisa que tentaram roubar a fazenda Arango e agrediram Almerinda. Gael pede a Lucio seu apoio para juntarem assinaturas suficientes a fim de que Padre Lupe fique no povoado. Paloma diz a Elisa que já não pensa mais em Gael, e aconselha a amiga a fazer o mesmo com Damião. Gael diz a Elisa que organizará uma comitiva para ir falar com o bispo. Betânia diz a Carmen que tem medo de que Henrique se case com Paloma.

Ramiro diz a Ingrid que Almerinda está acusando Elisa de tentar matá-la, e que o único que ela tem que fazer, é não aparecer no povoado, pois do contrário os prejudicados serão eles mesmos. Lucio diz a Malu que não é justo que aproveitando a viagem de Damião, Almerinda e Ramiro tenham despedido Bráulio da processadora, e que não entende o empenho de Almerinda em apoiar Ramiro em tudo, e que algum dia ele acabará causando problemas para ela também. Florência procura Elisa para contar que se casou com Damião e se surpreende quando Elisa  diz que ela e Damião não são irmãos. Elisa se surpreende quando Florência diz que Almerinda a acusa de tentar matá-la.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de Abismo de Paixão.

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade