Íris Abravanel começa a abordar o bullying em As Aventuras de Poliana

Publicado em 24/07/2019

Inteirada nas questões presentes na vida de jovens e adolescentes, a novela As Aventuras de Poliana irá explorar o tema bullying em seu enredo. Na trama o assunto é abordado através dos personagens Luigi (Enzo Krieger) e Bento (Davi Campolongo), que sofrem maldades nas mãos de Hugo (Henry Fiuka) e Eric (Lucas Burgatti) devido aos seus medos e dificuldades.

Luigi é frequentemente amedrontado pelos ‘valentões’ que praticam agressões físicas e verbais. Além de humilhações constantes com a criação de inúmeros apelidos maldosos para o menino. Já Bento irá passar por um episódio traumático onde será exposto ao seu maior medo: o escuro.

No capítulo 306, que será exibido na próxima quarta-feira (17), Hugo e Eric irão descobrir a fraqueza do menino e tranca-lo na rádio da escola. Mas com as luzes apagadas, deixando Bento em estado de pânico. A ação dos meninos trará consequências bastante sérias. E a diretora Ruth (Myrian Rios) irá esclarecer que não permitirá mais atitudes desse tipo no colégio. Iniciando assim uma movimentação Anti bullying.

Tema

O tema bullying é recorrente nas tramas de Íris Abravanel, e já foi tratado em outras novelas como CarrosselChiquititas. Segundo relatório da ONU sobre o assunto, metade das crianças e jovens do mundo já sofreram por essa prática, e tanto as vítimas quanto os perpetuadores desse tipo de violência na infância sofrem em termos de desenvolvimento pessoal, educação e saúde, com efeitos e consequências negativas que podem persistir até a vida adulta.

Tendo conhecimento do potencial de alcance da novela, que atinge diversas famílias no Brasil, a autora se preocupa em desempenhar seu papel de responsabilidade social. Começando abordar questões presentes na vida escolar de milhões de crianças e adolescentes em todo o país.

Esquadrão

Nos próximos capítulos do enredo, o tema será intensificado com a criação do Esquadrão Antibulliyng. A princípio, que se fará necessário após Luigi sofrer diversos ataques ofensivos que irão afetar a vida pessoal e autoestima do menino. Desse modo, Poliana e seus amigos iniciam uma campanha em repúdio a prática do bullying. E posteriormente sugerem iniciativas para o grêmio e a diretoria da escola, que acabam abraçando a causa.

Dentro da proposta dos alunos ocorrerão apresentações de dança, teatro e música que incentivam o amor, o perdão, a compaixão e o respeito ao próximo. Valores dos quais Íris Abravanel e a equipe de teledramaturgia do SBT visam transmitir através da novela.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade