Saiba como se dará o ataque à casa de Laila em Órfãos da Terra

Publicado em 25/03/2019

A Globo se movimenta para a grande estreia de Órfãos da Terra, próxima novela das 18h escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid. A trama terá como pano de fundo a vida dos refugiados da Síria. Com pontapé inicial no ano de 2015, quando estoura em todo o território do Ocidente Médio, uma guerra civil que culminará em uma mudança drástica na vida da heroína Laila (Julia Dalavia). Aos 18 anos a jovem, nascida na costa da Síria, na fictícia cidade de Fardús, vive com seus pais, Elias (Marco Ricca) e Missade Faiek (Ana Cecília Costa) – ele, engenheiro mecânico; ela, dona de um pequeno e bem sucedido restaurante.

Com uma terrível crise que assola o país e com as dificuldades do regime político de Bashar-Al-Assad, Laila e família vivem diariamente com o medo de uma guerra. Até que, manifestantes, fortemente reprimidos pelas forças do governo, recorrem à luta armada. E assim estoura a guerra, que se aproxima de Fardús. E é num dia qualquer, durante a comemoração da festa de aniversário do pequeno Kháled, de 5 anos, que tudo acontece.

Elias fica preocupado com o avanço das tropas “rebeldes”. Junto com um amigo brasileiro, ele traça uma busca por galões de água e mantimentos em um posto de conveniência próximo dali. Elias compra o que pode, guarda as compras dentro do carro e segue para casa. Tal compra ascende a curiosidade da família sobre o motivo para o estoque. Elias minimiza o motivo das compras e encerra o assunto.

Enquanto a comemoração continua, a casa é invadida por rebeldes armados. Todos reagem, as mulheres se apavoram, a crianças choram. Aparentemente cansados e famintos, os combatentes, alguns deles feridos, só queriam comer, beber e descansar um pouco. Com a ajuda de Laila, Missade dá de comer e beber a eles.

O ataque …

Em seguida, porém, todos começam a ouvir os aviões de combate da Força Aérea Síria. As pessoas mal têm tempo de reagir. Um enorme estrondo se escuta, seguido por gritos, uma nuvem de poeira, fogo e muita fumaça. Em segundos, a casa de Elias e Missade é bombardeada e está em escombros. Um silêncio dominou o local destruído.

A poeira baixa e começam-se a ouvir choros e pedidos de socorros. Vozes debaixo das ruínas, e os primeiros movimentos dos que estão vivos. Milagrosamente, Laila e Elias são os primeiros a saírem debaixo dos destroços.

Desesperados, após uma sofrida busca por Missade e Kháled, eles conseguem escutar o grito de ajuda dos dois. Ambos estão soterrados sob camadas e camadas de entulho. Elias e Laila vão retirando o mais depressa que podem. Até que conseguem alcançá-los em vida. São muitas e muitas horas na busca de mais sobreviventes.

A proposta

Com muito choro e tristeza, a família se alterna para cuidar de Kháled enquanto aguardam por muito tempo o serviço de resgate. Kháled está gravemente ferido. O tempo passa e ao não encontrarem mais ninguém com vida, Laila, numa atitude desesperada, resolve enterrar os parentes ali mesmo. E assim fazem, numa cerimônia simples, mas emocionante.

Tempo depois, já no campo de refugiados, Laila é surpreendida com uma proposta de ajuda. Se casar com o poderoso Aziz. O Sheik que na tentativa de deixá-la ainda mais vulnerável, organiza um assalto ao pouco que restou para sua família. Assim, ele promete muito, muito dinheiro para ajudar no tratamento de Kháled. Movida pelo desespero de salvar a vida do irmão, ela aceita a proposta, porém, momentos antes da cerimônia ela descobre a maldade do Sheik, junto com a notícia da morte do irmão. É então que a saga rumo ao Brasil acontece.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Órfãos da Terra

 

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade