Gugu Liberato morreu

Gugu Liberato fez Globo peitar clubes e mudar horário do futebol para as tardes de domingo por Ibope

Apresentador fez Globo mudar futebol para domingos em 2001

Publicado em 22/11/2019

A perda de Gugu Liberato de forma trágica nesta sexta-feira (22) foi algo que chocou a todos. Para quem gosta de futebol, seu falecimento faz remeter a uma de suas histórias mais famosas, e que mostram o seu tamanho na TV brasileira. Se hoje o futebol é exibido nas tardes de domingo pela Globo, às 16h, a “culpa” é de Gugu.

Durante todo o ano de 2000 e no início de 2001, o Domingo Legal vivia seu auge no SBT. Gugu Liberato chegou a ficar mais de 30 semanas vencendo a Globo e o Domingão do Faustão. Ele também ganhava do Planeta Xuxa e do humorístico Megatom, de Tom Cavalcante (este último inclusive saiu do ar devido aos baixos números contra Gugu).

O caso parecia muito grave. A cada semana, Gugu angariava mais audiência. Seu ponto forte era o Jornalismo. Gugu descobriu que existia uma demanda por notícias quentes e ele explorou isso, enquanto Faustão e Xuxa continuavam com “quadros frios” de auditório.

Mas para tentar angariar mais audiência e ajudar Fausto Silva, a Globo decidiu tomar uma medida radical: tirou o futebol das tardes de sábado, onde eram exibidos até então e transferiu para as tardes de domingo, justamente a partir de 2001. Tal medida, inclusive, não era aprovada pelos clubes.

Os times, como Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Vasco, eram contra tal atitude da Globo. Alegavam que isso poderia tirar público dos estádios, não apenas do jogo transmitido, mas de todo o país. Afinal, para quê ir ao estádio se era possível ver um jogo na tarde de domingo?

Gugu no comando do Domingo Legal
Gugu no comando do Domingo Legal divulgação

Faustão e Xuxa juntos grudados no futebol em 2001 para derrotar Gugu

O auge desse “desespero” para bater Gugu ocorreu no dia 27 de maio de 2001. Para não perder público para o Domingo Legal, a Globo juntou Faustão e Xuxa Meneghel para repercutirem a final dos campeonatos estaduais de Rio e São Paulo, que aconteceriam naquele dia. Xuxa chegou a sobrevoar o Maracanã de helicóptero.

Das 17h às 20h45, Xuxa e Faustão ficaram no ar juntos, enfrentando Gugu Liberato naquele dia. Mas não deu jeito: das 17h às 19h, Gugu venceu a Globo por 24 a 23 pontos. Das 19h às 20h45, uma goleada: 29 a 23 pontos. No entanto, a estratégia deu certo. O futebol se consolidou e ajudou a Globo a se reerguer nos domingos.

No entanto, essa história mostra o quanto Gugu foi gigante: ele mudou o horário e a história do Esporte mais amado do Brasil. Descanse em paz, Gugu.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade