Band recorre, mas Justiça mantém classificação indicativa alta para o Aqui na Band

Publicado em 03/07/2019

O Ministério da Justiça, através de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), não aceitou o argumento da Band e manteve a classificação indicativa dada pelo Governo para o programa Aqui na Band. Apresentado por Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe, a atração seguirá com o selo “não recomendado para menores de 12 anos”.

Segundo o documento, a Band recorreu da primeira decisão e pediu o selo “não recomendado para menores de 10 anos”, dizendo que iria se comprometer e adaptar o conteúdo da atração ao selo. No entanto, o Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS) fez uma nova avaliação do conteúdo da atração e não encontrou adaptações ou mudanças no conteúdo.

Todavia, a Justiça afirmou ter encontrado conteúdos que confirmam a sua decisão. Dentre eles, estão “Descrição de violência (12 anos), Exposição de cadáver (12 anos) e Descrição do consumo ou tráfico de droga ilícita (14 anos)”. Além disso, a Justiça declarou que os dois primeiros foram agravados por terem sido mostrados com o envolvimento de crianças e adolescentes.

Com isso, o selo +12 anos se manteve. A Justiça deu até 20 horas para a Band exibir o novo selo após o despacho oficial. Procurada pelo Observatório da Televisão, a emissora não se pronunciou até o fechamento desta reportagem.

Aqui na Band foi punido por causa de Jojo Toddynho e Neymar

Entretanto, como informou o Observatório da Televisão com exclusividade, o Aqui na Band foi reclassificado por conta de conteúdos envolvendo a acusação de estupro ao jogador Neymar e por uma apresentação da cantora Jojo Toddynho.

Assim que ficou sabendo a reclassificação, no mesmo dia em que completou um mês, a equipe do Aqui na Band se revoltou e considerou o caso como censura. A Band pode tentar recorrer da nova decisão do Ministério da Justiça.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade