Xuxa Park: há 25 anos, a Rainha dos Baixinhos lançou programa que terminou em tragédia

Publicado em 29/06/2019

No dia 4 de junho de 1994, portanto, há 25 anos, a Rede Globo lançou em suas manhãs de sábado o Xuxa Park. Após o final do Xou da Xuxa, em 1993, e o sucesso apenas relativo do dominical intitulado apenas Xuxa, a apresentadora consagrada como Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel, voltava a ter as crianças como público-alvo. Na época, a emissora exibia para esse público o programa TV Colosso, que herdou o horário de Xuxa nas manhãs de segunda a sexta-feira.

Xuxa no comando do Xuxa Park
Xuxa no comando do Xuxa Park divulgação

A estrutura do Xuxa Park

Inicialmente, o programa durava quatro horas: ia ao ar das 8 da manhã ao meio-dia. Fazendo jus ao nome, no Xuxa Park as brincadeiras aconteciam num cenário que reproduzia um parque de diversões dos mais modernos, com muitas luzes e brinquedos que se movimentavam em todas as direções. Xuxa iniciava o programa saindo de um elevador em formato de disco voador, numa versão adaptada da nave espacial do Xou da Xuxa. Além disso, eram apresentados desenhos animados.

Xuxa Hits, o quadro que virou programa à parte

Dois dos blocos finais do Xuxa Park eram dedicados a apresentações musicais no estúdio. Era o quadro Xuxa Hits. Além dos cantores interpretando sucessos do momento, os DJs Marlboro, Tubarão e Tonelada animavam a plateia. No primeiro trimestre de 1995, Xuxa Hits foi apresentado como programa independente, nas tardes de domingo. Logo após a experiência, voltou a ser quadro do infantil de sábado, mas deu origem ao Planeta Xuxa, também exibido nos domingos à tarde e que estreara em 1997.

A tragédia que levou ao fim do Xuxa Park

Em 11 de janeiro de 2001, durante as gravações do programa que seria exibido no dia 13, um curto-circuito no estúdio deu início a um incêndio que destruiu os cenários e espalhou o pânico no local. Só para ilustrar, havia cerca de 300 pessoas no estúdio, entre crianças e pais ou responsáveis. Fora os membros da equipe técnica. O incêndio ocorreu no Estúdio F dos Estúdios Globo, à época chamados de Projac. O programa era gravado no Projac, a saber, desde 1999. Anteriormente, Xuxa Park era gravado no Teatro Fênix, no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro.

As vítimas sofreram queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Duas delas apresentaram quadros mais graves: a menina Thamires Gomes Valleja, então com sete anos, que ficou presa numa roda-gigante que havia no cenário; e o segurança particular de Xuxa, Leonilson Vieira de Oliveira, que resgatou Thamires e outras crianças.

Tanto Thamires quanto Leonilson se recuperaram dos ferimentos sofridos no incêndio. Todavia, isso ocorreu apenas depois de vários meses de tratamento, internação e de operações plásticas. Tudo foi custeado pela Rede Globo, a saber. Infelizmente, o incidente trágico marcou o fim do Xuxa Park, cuja última edição foi ao ar no sábado anterior, 6 de janeiro de 2001. A faixa passou a ser ocupada por desenhos animados, em atrações como Festival de Desenhos e TV Globinho. Todavia, de início a audiência caiu em torno de 40%, bem como o faturamento das manhãs de sábado. Posteriormente, Xuxa voltaria a ter programas direcionados às crianças, como Xuxa no Mundo da Imaginação e TV Xuxa.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade