Jornalista se despede de afiliada da Globo e emissora escala profissional interina para jornal matinal

Publicado em 26/06/2019

O jornalista Glauber Souza, editor-chefe do Jornal da Manhã, da Rede Bahia, afiliada da Globo no estado, se despediu nesta quarta-feira (26) da emissora. Glauber vai para Angola. Ele já trabalhou no país africano. O jornalista ganhará em dólar um salário três vezes maior do que recebe atualmente.

Sua saída foi cercada de emoção e de mensagens de apoio dos colegas. Em seu lugar, interinamente, a Rede Bahia escalou a jornalista Daniela Silva, ex-Bahia Meio Dia e atual Bom Dia Sábado.

Todavia, Daniela não será fixa no Jornal da Manhã, que é apresentado por Ricardo Ishmael. Segundo apurou o Observatório da Televisão, a jornalista fica no jornal até que o processo seletivo que vai escolher um novo editor seja concluído pela Direção de Jornalismo da Rede Bahia.

Um profissional de fora da emissora deverá ser contratado. Tal situação gerou um descontentamento interno. Assim que a saída foi confirmada, outros editores começaram a se mobilizar na esperança de assumirem o cargo. 

Entretanto, para surpresa geral de todos, o Diretor de Jornalismo da Rede Bahia, Eurico Meira, preferiu abrir uma seleção e profissionais de fora da Rede Bahia foram convidados a participar de um processo de recrutamento que irá definir o novo chefe do Jornal da Manhã

Observatório da Televisão apurou que, entre esses nomes, estão Cristiano Gobbi, ex-Record TV Itapoan, TV Aratu/SBT e ex-Band Bahia. Além de Leo Barsan, ex-Correio da Bahia e atual TV Aratu/SBT. A possibilidade de um editor de fora vir a preencher a vaga aberta por Glauber Souza tem sido motivo de muitas queixas.

Contudo, profissionais antigos, que se sentem gabaritados, acreditam que a “importação” de um editor não será bem vinda. Para eles, seria o mesmo que dizer que a própria Rede Bahia não tem editores à altura do cargo.

Profissionais de afiliada da Globo ficam temerosos

Além disso, existe o temor de que um jornalista de fora da Bahia, que não conheça as peculiaridades do Estado, provoque queda na audiência do Jornal da Manhã. Hoje, o jornal é líder disparado nas manhãs, à frente do Balanço Geral Manhã e do Bahia no Ar. Ambos são da Record TV Itapoan. 

Com Glauber Souza, o Jornal da Manhã voltou a registar picos históricos de audiência, chegando até 17 pontos no Ibope. As médias frequentemente superam os 13 pontos, números que colocam o telejornal entre as três maiores audiências da Globo em todo o Brasil no horário matinal. 

Procurada para comentar o assunto na ocasião, a assessoria da Rede Bahia/Globo enviou o seguinte comunicado. “A emissora confirma o recebimento do pedido de demissão de Glauber Souza. A empresa reconhece a contribuição do profissional no Jornal da Manhã e abrirá seleção para substituí-lo”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade