Debora Falabella participa da première de Aruanas em Londres: “Me sinto melhor depois de gravar essa série”

Publicado em 19/06/2019

As primeiras imagens de Aruanas ganharam as telas do tradicional Electric Cinema, em Nothing Hill, Londres, na última terça-feira (18). Com a presença da atriz Debora Falabella, o evento contou com mais de 100 convidados na plateia, entre jornalistas, influenciadores, ativistas e apoiadores de importantes ONGs internacionais.

A exibição foi seguida de um painel que contou com a participação de representantes do Greenpeace, Anistia Internacional e ONU Meio Ambiente. A série, que mostra a importância do trabalho dos ativistas ambientais na defesa da justiça e de um mundo mais sustentável, traz no elenco nomes como: Taís Araújo, Leandra Leal, Camila Pitanga, Thainá Duarte e Debora Falabella.

Como atriz, me sinto melhor depois de gravar essa série. Sofremos uma transformação ao fazermos parte deste lindo e grande projeto. É uma grande oportunidade para engajar o público na questão ambiental através da história dessas mulheres, das Aruanas”, disse Falabella.

No Brasil, a série é um original Globoplay e estará disponível para seus assinantes a partir do dia 02 de julho. No resto do mundo, Aruanas chegará a mais de 150 países, legendada em 11 idiomas, na plataforma Aruanas.tv no mesmo dia. Essa é uma estratégia inédita de distribuição internacional da Globo e da Maria Farinha, coprodutoras do projeto.

A questão ambiental está sendo discutida há muito tempo, no mundo todo. Um dos trunfos dessa produção é tentar unir as pessoas em torno de um tema tão importante. Queremos tocar o coração das pessoas com um entretenimento de qualidade”, explica Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo.

Estela Renner, Deborah Falabella e Marcos Nisti na première da série Aruanas
Estela Renner Deborah Falabella e Marcos Nisti na première da série Aruanas Foto GloboJoanne Davidson

Impacto mundial

Estela Renner, que assina a autoria com Marcos Nisti, e também dirigiu a série, concorda que a emoção em torno do tema tem o potencial de atingir audiências em todo o mundo. “As protagonistas de Aruanas são ativistas corajosas e competentes, e ao mesmo tempo mulheres com questões complexas e universais, com as quais muitas pessoas podem se identificar, em qualquer lugar do mundo”, acredita.

Aruanas tem o apoio de cerca de 28 ONGs internacionais e contou com a parceria do Greenpeace durante a produção. “Agradeço pela possibilidade de diálogo entre o Greenpeace e a Maria Farinha durante o processo. Trabalho há 20 anos na Amazônia. O grande alimento do ativista é a indignação. A série nos faz pensar em qual é o nosso papel nesta história, e no quanto estamos implicados na perpetuação desta realidade”, defende Nilo D’Avila, do Greenpeace Brasil.

Convidado para a pré-estreia, o cineasta Bruce Parry, que já produziu um documentário sobre a Amazônia, se emocionou ao assistir às cenas. “Fiquei extremamente tocado com o que vi, porque levanta uma profunda reflexão sobre o que realmente acontece lá. A ficção tem um poder incrível de ir direto ao ponto”.

Valorizando os trabalhos dos ativistas

Aruanas vai além do suspense e da ação para propor a reflexão sobre o trabalho dos ativistas, que saem todos os dias de casa sem a certeza de que voltarão em segurança. “A gente recebe pelo menos um pedido de socorro por semana, de diferentes lugares do mundo. A série mostra aspectos do trabalho do ativista, como a fiscalização da legislação ambiental e a cobertura jornalística sobre o assunto, que está diminuindo por questões de segurança dos jornalistas”, disse Niamh Brannigan, da ONU Meio Ambiente.

Os ativistas não são super-heróis. São pessoas comuns, como qualquer um de nós. O que é mais interessante neste projeto é a possibilidade de levar este tema tão importante para mais pessoas”, acredita Guadalupe Marengo, da Anistia Internacional.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade