Relembre as personagens de novelas que preparavam pratos deliciosos, como Maria da Paz em A Dona do Pedaço

Publicado em 15/05/2019

A nova novela das 21h da Globo, A Dona do Pedaço, promete ser um novelão clássico, com uma história de amor forte e uma trama repleta de vinganças. Mas um ingrediente em especial promete chama a atenção do telespectador. A protagonista, Maria da Paz (Juliana Paz), comerá o pão que o diabo amassou, sendo obrigada a sair de sua terra para tentar a vida em São Paulo.

É lá que ela vai se encontrar na vida, porque colocará em prática todo o conhecimento que adquiriu de sua avó Dulce (Fernanda Montenegro). Sem conseguir emprego, passará a fazer bolos para vender nas ruas da cidade. O produto será tão bom, mas tão bom que, alguns anos depois, ela estará bem posicionada na vida, rica e com uma rede de confeitarias.

Tudo isso promete chamar a atenção do telespectador. O que tem de tão especial na receita de família da protagonista? Que bolo é esse que deixa a pessoa a rica? Por isso, O Observatório da Televisão relembra outros personagens de novela que tiveram um caminho parecido. São aqueles que sempre tiveram uma receita saborosa, um produto único que agradou o paladar do telespectador só de olhar.

Solange Couto
Dona Jura de O clone Divulgação<br>

Pastel da Dona Jura

Sucesso absoluto em 2001, durante a novela O Clone, da Globo, o pastel da dona Jura foi mesmo desejado por todo o país. A iguaria era uma atração à parte no bairro e chegou a chamar a atenção até de famosos. Jura, interpretada pela atriz Solange Couto, fazia questão de dizer que tinha o melhor pastel mesmo e quem comia concordava.

América

Graça Regina Maria Dourado em América Divulgação<br>

Tutu do Gomes

Esse foi o prato mais pedido, sem dúvida, durante América, em 2005. O tutu de feijão preparado por Graça, papel da atriz Regina Maria Dourado, era uma atração no bairro. Todo mundo tinha que provar. O nome Gome é graças ao marido da cozinheira, um ex-policial aposentado. Durante a novela, os telespectadores ficaram com água na boca com o prato, que era sempre servido nos eventos populares.

Ana Francisca Mariana Ximenez em Chocolate com Pimenta Divulgação TV Globo<br>

Chocolate com Pimenta

Um dos maiores sucesso do horário das 18h, na década passada, a trama de Chocolate com Pimenta só poderia ter a ver com o doce. Naturalmente, essa é uma paixão nacional e a fábrica que havia na novela fazia um dos melhores, de deixar o telespectador com água na boca. Tanto é que algumas marcas passaram a vender chocolates e balas com sabor chocolate com pimenta. Algo exótico, mas que deu certo.

Janice Dhu Moraes em Morde Assopra Divulgação TV Globo

Broa de Milho

Outra que deu o que falar foi dona Janice, de Dhu Moraes, em Morde & Assopra. Na trama, de 2010, ela tinha um hotel e seus clientes ficavam encantados com as delícias preparadas por ela. O pudim de leite, segundo os personagens, era sensacional. Tinha uma tal de broa de milho que não tinha quem não gostava. Um ingrediente simples, mas que tinha algo mágico, que chamou a atenção do telespectador.

Segundo Sol

Nice Kelzy Ecard e Selma em Segundo Sol Reprodução

Quentinhas da Nice

Ela chegou de mansinho em Segundo Sol, mas quando começou a cortar as amarras de seu marido machista, ela brilhou. E brilhou com suas quentinhas saborosíssimas. As marmitas da dona Nice, interpretada pela atriz Kelzy Ecard, conquistaram o paladar dos personagens e deixaram o telespectador na vontade. O resultado foi tão bom que ela foi convidada para trabalhar em um restaurante chique e até encontrou com Ana Maria Braga na trama.

Firmina Guida Vianna e Neide Viviane Araújo em O Sétimo Guardião Reprodução

Pratos da dona Firmina

Dona Firmina, da atriz Guida Vianna, arrasou com seus pratos simples, preparados para sua filha Neide (Viviane Araújo) e, também, nos mais chiques para o restaurante de Tobias (Roberto Birindelli) em O Sétimo Guardião. A mulher tinha o dom para cozinhar e o povo só faltava lamber o prato. O segredo do tempero? Ninguém nunca soube. Ela sempre disse que aprendeu a cozinhar na casa de uma família rica.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade