Sob Nova Direção: há 15 anos, Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães ganhavam as noites de domingo da Globo

Publicado em 22/04/2019

Na segunda metade dos anos 1990, o Sai de Baixo consagrou a noite de domingo como um reduto do humor de sucesso na grade da Rede Globo. Após o encerramento das confusões da família Matias Salão, em 2002, o público ficou órfão de um humorístico que encerrasse o final de semana. Em 18 de abril de 2004, a emissora lançou Sob Nova Direção, estrelado por Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães. O sucesso do programa o manteve no ar por quatro temporadas. O último episódio foi exibido em 8 de julho de 2007.

As duas comediantes formavam havia alguns anos uma dupla de êxito nos palcos, com o espetáculo Cócegas, que atravessou os anos 2000. Também participaram pouco antes dos humorísticos Zorra Total e Escolinha do Professor Raimundo, mas não como dupla. E foram reunidas também na TV neste novo projeto dominical, criado por elas e que teve Paulo Cursino respondendo pela redação final.

Heloísa e Ingrid também integraram a equipe de roteiro de diversos episódios. Além deles, escreveram para a série Elisa Palatnik, Aline Garbati, Renê Belmonte, Bernardo Jablonski, Marcelo Saback, Aloísio de Abreu e Cláudio Torres Gonzaga, entre outros. A direção-geral coube a Roberto Farias.

A trama de Sob Nova Direção

Pit (Ingrid) e Belinha (Heloísa) são bastante diferentes uma da outra. No entanto, possuem uma coisa em comum: a imperiosa necessidade de dar a volta por cima. A primeira trabalha como taxista, mas é obrigada a recorrer também a outros expedientes quaisquer. A segunda é abandonada pelo marido Carlos (Ricardo Kosovski) com uma mão na frente e outra atrás. As duas acabam descobrindo que são contemporâneas de escola, tornam-se amigas e decidem tocar um bar em sociedade. Esse foi o único bem que coube a Belinha após a separação: um bar decadente no subúrbio do Rio de Janeiro.

Antigo funcionário do local, o garçom Franco (Luiz Carlos Tourinho) passou a morar no estabelecimento em virtude de não receber de Carlos diversos salários atrasados. Foi se arranjando como pôde. Já Moreno (Luís Miranda) é o mordomo que Belinha perdera, já que ele ficou com Carlos e a nova esposa. No entanto, ao não se dar bem com a nova patroa, ele pede arrego a Belinha e acaba como cozinheiro do bar. Além disso, para Moreno não é problema fazer performances como a de Carmen Miranda ao ser detectada a necessidade de chamar mais atenção para o estabelecimento.

O personagem criado para uma série e que acabou em outra

O grande e praticamente único cliente do bar é o beberrão Horácio (Otávio Müller). A saber, este era um personagem de Carol & Bernardo, unitário especial de fim de ano escrito por Bruno Mazzeo e exibido em 2003. Na mesma época, foram ao ar os pilotos dos projetos que vingaram na grade de 2004: A Diarista e Sob Nova Direção. Já que Carol & Bernardo não vingou, Müller e o personagem foram trocados de programa.

Algumas curiosidades em torno do elenco de Sob Nova Direção

Elenco principal de Sob Nova Direção (Divulgação/TV Globo)
Elenco principal de Sob Nova Direção DivulgaçãoTV Globo

Luiz Carlos Tourinho foi diretamente “herdado” de Sai de Baixo por Sob Nova Direção. Franco não era exatamente desastrado e meio bobo como Ataíde, personagem anteriormente interpretado pelo ator. Todavia, por sua baixa estatura, foi alvo de várias piadas. Posteriormente à série, Luiz Carlos participou da novela Desejo Proibido (2007), de Walther Negrão, no papel de Nezinho. Não chegou a concluir sua participação, tendo falecido aos 43 anos em 21 de janeiro de 2008, vítima de uma hemorragia decorrente de um aneurisma cerebral.

Em virtude da saída de Otávio Müller no elenco, na temporada de 2007 entrou em cena sua mãe, Berta. Para interpretá-la foi escalada Lúcia Alves. A saber, no decorrer da série Horácio compra o bar, após ganhar dinheiro no jogo do bicho.

Pit e Belinha nas novelas

Muitos podem não se lembrar. No entanto, Ingrid Guimarães participou de uma novela antes de se tornar conhecida na comédia. Em Por Amor, que reestreará em 29 de abril no Vale a Pena Ver de Novo, a atriz viveu Teresinha, empregada da casa de Sirleia (Vera Holtz). Posteriormente Ingrid esteve no elenco de Caras & Bocas (2009), Sangue Bom (2013) e Novo Mundo (2017). Seu sucesso no cinema com a trilogia De Pernas pro Ar tem tornado sua presença na televisão mais espaçada.

Heloísa em breve estará no ar novamente. Ela interpreta a primeira-dama de Pitombas, Maria do Socorro, na série Cine Holliúdy, originada do filme homônimo de Halder Gomes. A saber, o projeto está inteiramente gravado desde o começo do ano passado e só irá ao ar agora na Globo. Seu trabalho mais recente foi a série Pais de Primeira.

Regina Duarte, Yoná Magalhães, Ariclê Perez, Tônia Carrero, Joana Fomm, Ida Gomes, Pedro Paulo Rangel, Cecil Thiré, Reynaldo Gianecchini, Leonardo Brício, Tuca Andrada, Juan Alba e Mário Frias foram alguns dos atores que fizeram participações especiais nos episódios de Sob Nova Direção.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade