Os 19 anos de Sandy & Junior, série que marcou uma geração

Publicado em 15/04/2018

No último dia 11 de abril, completaram-se 19 anos da estreia de Sandy & Junior, série ficcional protagonizada pelos dois irmãos, que na tela repetiam o parentesco. Um grupo de jovens alunos de uma grande escola, com seus conflitos e dilemas da adolescência, era a matéria-prima dos episódios, escritos inicialmente por Adriana Avellar, Sarah Lavigne e Thiago Marinho com redação final de Maria Carmem Barbosa. Na programação de fim de ano de 1998 foi exibido o piloto da série como especial.

Os personagens dos irmãos tinham seus nomes, Sandy e Junior. De temperamento meigo e companheiro, ela é a grande amiga de todos e cobiçada pelos rapazes por sua beleza, enquanto ele é apaixonado por música e comanda a Rádio Dez, irradiada para todos os alunos. Entre seus amigos estão o retraído Basílio (Wagner Santisteban), a mimada e fútil Patty (Fernanda Paes Leme), a atrapalhada Beth (Karina Dohme), a tímida Bebel (Camila dos Anjos) e o galã adolescente Gustavo (Paulo Vilhena), com quem Sandy começa a namorar, para o desgosto de Cleosvaldo, ou melhor, Boca (Igor Cotrim), o bad boy do colégio, que é apaixonado por ela e não assume. Liderando os alunos e professores, o professor Camilo (Blota Filho) conciliava os conflitos e representava a autoridade sem repressão no Centro Educacional Mário de Andrade (Cema). As cenas eram gravadas no Liceu Salesiano, em Campinas (SP). No time dos professores da escola estavam Elvira (Cidinha Milan), Rebeca (Adriana Londoño) e Carolina (Patrícia Lucchesi). Numa tradição mantida por toda a série, cada episódio era encerrado com um número musical que tivesse a ver com o enredo apresentado.

Leia também: Tais Araújo se emociona com homenagem feita por Alcione no Tamanho Família

Na segunda temporada, exibida em 2000, Duda (Vitor Morosini) e Talita (Talita Cantori), pré-adolescentes e também alunos do Cema, entraram na série e se aproximaram de Sandy, Junior e seus amigos mais velhos. A terceira temporada, de 2001, apresentou outro personagem que ficou marcado na memória dos fãs do programa: o mauricinho Alvinho (Fausto Maulle), que se interessa por Sandy e é irmão de Carol (Paula Picarelli), moça com quem Junior se envolve amorosamente. Entre os professores nesse meio tempo, as novas presenças de Borborema (Luiz Serra), Ana (Tatiana Thomé) e Lola (Gabriella Rea). Neste ano tanto Sandy quanto Junior conciliaram os compromissos da carreira musical com as gravações da série e as da novela Estrela-guia, de Ana Maria Moretzsohn, exibida às 18h entre março e junho.

Em sua quarta temporada, exibida em 2002, com textos de Charles Peixoto, Manuela Dias e Thereza Falcão e redação final de Ronaldo Santos, Sandy & Junior teve suas histórias transportadas da escola Cema para um condomínio fechado onde os irmãos foram morar ao concluírem o ensino médio e ingressarem na faculdade. Laila (Graziella Schmitt) e Leila (Juliana Knust) eram irmãs, sobrinhas da síndica do condomínio, Dona Marlene (Lu Mendonça), e disputavam Junior, que gostava da segunda, mais doce e menos ambiciosa. Havia também o garçom João Pedro (Erik Marmo), que substituiu Gustavo na posição de par de Sandy, e os irmãos Tony (Edward Boggiss), Nico (André Cursino) e Yoko (Daniele Suzuki), filhos do mesmo pai com mães diferentes. Uma personagem interessante dessa fase era Olga (Ariclê Perez), a rígida professora da escola de balé onde Sandy tomava aulas.

Leia também: O Outro Lado do Paraíso: Acreditando na relação entre Clara e Gael, Patrick trata a mocinha com frieza 

Estiveram no elenco ainda Robson Nunes, Bruna Thedy, Marie Caterine de Lanna, Gero Pestalozzi, Marcos Damigo, Daniel Del Sarto, Márcia Manfredini, Andréa Bassitt, Paulo Goya, Ivan de Almeida, Cíntia Rosa, José Francisco Trassi, Aline Ortolan, Gisela Marques e Guilherme Pierre, entre outros.

Apesar do grande sucesso, Sandy & Junior saiu do ar em março de 2003, porque os protagonistas desejavam se dedicar mais à carreira musical e também lançar seu primeiro filme, Acquaria. Em 2008 a dupla chegou ao fim e ambos seguiram carreiras individuais. É possível matar a saudade da série (e da dupla) no Canal Viva, que exibe os episódios de segunda a sexta-feira pela manhã (atualmente às 10h30) e já manteve por algum tempo um horário vespertino.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade