Regina Duarte completa 71 anos! Relembre trabalhos marcantes da atriz na TV!

Publicado em 05/02/2018

Nascida em Franca, no interior de São Paulo, Regina Duarte completa 71 anos de idade nesta segunda-feira, 5 de fevereiro. Queridinha do Brasil, a veterana da dramaturgia é considerada uma das maiores atrizes do país. Para comemorar a data especial, vamos recordar alguns dos papéis mais marcantes da artista na televisão. Confira na lista!

Leia mais:
Regina Duarte diz que está assistindo Por Amor pela primeira vez

Atriz está no ar na novela "Tempo de Amar" (Divulgação/TV Globo)
Atriz está no ar na novela Tempo de Amar DivulgaçãoTV Globo

“Tempo de Amar”

Atualmente, Regina Duarte esbanja graça e talento na novela “Tempo de Amar” como a francesa Madame Lucerne. Dona do mais famoso bordel da cidade onde se passa a trama das 18 horas da Globo, a personagem tem ares de mistério e guarda muitos segredos. “Essa personagem é diferente de tudo o que já fiz na TV”, disse a veterana em uma entrevista.

Famosa viveu uma avó moderna em trama das 18 horas (Divulgação/TV Globo)
Famosa viveu uma avó moderna em trama das 18 horas DivulgaçãoTV Globo

“Sete Vidas”

Em 2015, Regina Duarte fez uma participação especial na novela “Sete Vidas”, escrita pela autora Lícia Manzo. No folhetim que emocionou o público, a artista viveu a Esther, uma mulher independente e libertária que não se rendia ao preconceito e o conservadorismo. A personagem era uma avó bem moderna e ainda trabalhava em uma ONG voltada para as crianças com talentos especiais.

Regina foi um dos destaques de "O Astro" (Divulgação/TV Globo)
Regina foi um dos destaques de O Astro DivulgaçãoTV Globo

“O Astro”

No remake de “O Astro”, trama que fez sucesso ao ser exibida em 2011, Regina Duarte viveu a Clô Hayalla, uma mulher inteligente e sagaz que enganou muita gente durante a história. Interesseira, ela matou o ex-marido Salomão Hayalla (Daniel Filho). O mistério foi revelado apenas no último capítulo e a viúva ainda confessou que não se arrependeu do assassinato.

Veterana já protagonizou algumas obras de Manoel Carlos (Divulgação/TV Globo)
Veterana já protagonizou algumas obras de Manoel Carlos DivulgaçãoTV Globo

“Páginas da Vida”

Querida pelo autor Manoel Carlos, Regina Duarte já teve a oportunidade de viver por diversas vezes a personagem mais simbólica nas novelas do escritor: a Helena. Um desses trabalhos ocorreu em 2006, em “Páginas da Vida”. Na história, a veterana interpretou a mãe adotiva de Clara, portadora da síndrome de Down, um dos temas abordados pelo folhetim.

Artista fez sucesso em minissérie de época (Divulgação/TV Globo)
Artista fez sucesso em minissérie de época DivulgaçãoTV Globo

“Chiquinha Gonzaga”

No ano de 1999, a atriz viveu uma famosa personagem da história do Brasil, a Chiquinha Gonzaga. Na minissérie de mesmo nome, ela encarnou a protagonista na segunda fase. Na história de época, Chiquinha escandalizou a sociedade carioca por conta dos seus ideais libertários. Talentosa, ela se dedicou à música e tornou-se a primeira compositora e maestrina do país no século XIX.

Famosa atuou com a filha Gabriela Duarte em "Por Amor" (Divulgação/TV Globo)
Famosa atuou com a filha Gabriela Duarte em Por Amor DivulgaçãoTV Globo

“Por Amor”

Uma das novelas mais marcantes da TV Globo foi “Por Amor”. Sucesso de 1997, a trama de Manoel Carlos trouxe Regina Duarte e Gabriela Duarte juntas como mãe e filha também na ficção. A história da troca de bebês dividiu as opiniões dentre os telespectadores da trama. Com uma atuação forte e ao mesmo tempo repleta de sensibilidade, a veterana emocionou o público que novamente se rendeu ao talento da atriz.

Regina brilhou como Maria do Carmo em folhetim da Globo (Divulgação/TV Globo)
Regina brilhou como Maria do Carmo em folhetim da Globo DivulgaçãoTV Globo

“Rainha da Sucata”

Um dos papéis de mais destaque da artista na teledramaturgia foi a Maria do Carmo de “Rainha da Sucata”. A batalhadora personagem deu a volta por cima ao iniciar seus trabalhos em um ferro-velho e depois se tornar uma empresária bem sucedida. Sem papas na língua, a nova ricaça do pedaço chocava muita gente com seu jeito despojado e simples de se comportar em sociedade.

Atriz foi um dos destaques de "Vale Tudo" (Divulgação/TV Globo)
Atriz foi um dos destaques de Vale Tudo DivulgaçãoTV Globo

“Vale Tudo”

“Vale Tudo” foi outra novela importante para o currículo de Regina Duarte na TV Globo. Na trama escrita por Gilberto Braga em 1988, a famosa deu vida à personagem Raquel. Simples e determinada, ela vendia sanduíches na praia para poder criar sozinha a ambiciosa filha Maria de Fátima (Glória Pires). Apesar de ser honesta e de fazer de tudo pela família, Raquel era constantemente humilhada pela herdeira que não se conformava com a postura correta e humilde da mãe.

Viúva Porcina foi um dos personagens mais marcantes da famosa (Divulgação/TV Globo)
Viúva Porcina foi um dos personagens mais marcantes da famosa DivulgaçãoTV Globo

“Roque Santeiro”

Os amantes das novelas antigas certamente ainda se lembram da viúva Porcina de “Roque Santeiro”. No folhetim de Dias Gomes que foi ao ar em 1985, Regina Duarte brilhou em cena como a fogosa e extravagante personagem que fazia par romântico com Sinhozinho Malta, interpretado por Lima Duarte. Juntos, os dois esbanjavam sintonia e divertiam o público.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade