Éramos Seis

Sem dinheiro para nada, Lola demite Durvalina

Dona de casa sofre ao precisar despedir-se da amiga

Publicado em 05/12/2019

O sofrimento vai tomar conta mais uma vez do coração de Lola (Gloria Pires) em Éramos Seis. Depois que Clotilde disse que ela deveria considerar demitir Durvalina (Virgínia Rosa), a dona de casa entra numa espiral de tristeza.

Primeiro, ela se lembra de tudo o que viveu junto com a empregada que ajudou a criar seus filhos, e todas as dificuldades que passaram juntas, inclusive uma chorando no ombro da outra. Para completar, Lola pega uma conversa entre Durva e Alfredo (Nicolas Prattes), relembrando os tempos que ele era criança.

A protagonista então reúne os filhos para explicar o que está acontecendo. “Vamos ter que mudar a maneira como vivemos. Abrir mão de certas coisas. E cortar o que não temos mais como arcar. Pensei muito, meus filhos… Não vejo outra solução a não ser… Vamos ter que mandar a Durvalina embora”, diz ela.

Os filhos têm um choque imediato. Alfredo é quem mais fica indignado com a situação, e Julinho (André Luiz Frambach) pensa que juntos, eles podem encontrar uma saída, algo que Lola discorda.

“Fiz malabarismo pra pagar as contas desse mês. E sopa todo dia, picadinho sem carne, banana no meio da comida pra encher. E ainda estou contando tostões pra completar o ordenado dela. Como posso ter funcionária?”, questiona a matriarca da família Lemos.

“Nunca imaginei que a Durva estivesse na nossa lista de gastos”, dispara Isabel (Giullia Buscacio), que é prontamente rebatida por Carlos (Danilo Mesquita): “Porque é mimada, todos somos muito mimados. A Durvalina precisa de salário”. Começa então uma discussão generalizada, cheia de ataques porque a verdade é uma só: ninguém tem dinheiro.

Lola pede que os filhos parem pois ninguém está sofrendo mais que ela, de perder não só uma funcionária, mas uma amiga. Mais tarde, Carlos e Lola estão na sala e pedem para falar com Durvalina, ambos cheios de dor.

“Tem a ver com a nossa situação, sabe que não está fácil… Nossa vida quase inteira estivemos juntas, passamos por muitas dificuldades, muitas…”, começa Lola, e Carlos fica emocionado. “Já sei… Já sei o que vai me falar… Eu dizia pra mim mesma que não ia acontecer. Mas eu sabia o tempo todo, eu sabia. Não me mande embora, dona Lola, eu vivo aqui.”, diz Durvalina.

“Não queríamos fazer isso, mas não temos dinheiro pra pagar um ordenado, não é certo”, fala Carlos que abraça Durvalina aos prantos. “Não fica assim, menino, é a vida, eu sei que é. Ela arde às vezes… Eu entendo… O meu amor por vocês não muda, muda não… Licença”, continua a empregada, que sai da sala com toda a dignidade do mundo.

Lola vai atrás dela e a flagra chorando, num choro sentido no canto da cozinha, numa atitude muito diferente da que havia demonstrado momentos anos. As duas se abraçam e sofrem juntas.

As cenas estão previstas para irem ao ar no capítulo 63, que será exibido na quinta-feira, 12 de dezembro.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Éramos Seis

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade