TV Globo

Globo estreia hoje Mestre do Sabor; Saiba como será o reality

Chefs falam da expectativa para a estreia

Publicado em 10/10/2019

A partir desta quinta-feira (10), a gastronomia brasileira já tem seu lugar de destaque na TV Globo. Logo após A Dona do Pedaço, estreia Mestre do Sabor, sua competição culinária com gostinho de comida nacional, sob o comando de Claude Troisgros e Batista. Nesta primeira fase, intitulada Prato de entrada, chefs profissionais vindos de diferentes regiões do Brasil cozinham seu melhor prato para tentar garantir uma das 24 vagas do programa.

E a missão de aprovar os candidatos é dos mestres Kátia Barbosa, José Avillez e Leo Paixão, que devem formar times de oito integrantes cada um. A degustação dos pratos é às cegas.

Expectativa para a estreia

Momentos antes da estreia, a chef carioca fala sobre relação dos brasileiros com a comida: “A gastronomia caiu no gosto do brasileiro. Primeiro porque o Brasil é um país imenso e muito jovem, e a sua gastronomia é tão jovem quanto essa percepção de sabores e aromas são novos também. Tínhamos uma relação com a comida absolutamente simples e a TV trouxe ao grande público a possibilidade de conhecer mais o nosso Brasil, seus sabores, ingredientes e hábitos alimentares completamente diverso. Isso nos leva à compreensão de quem somos enquanto país”, explica Kátia.

 Mesmo habitando terras lusitanas, o português José Avillez concorda com a chef e ressalta a chance que o reality terá de ampliar o conhecimento de pessoas de outros países acerca da herança gastronômica brasileira. “Um programa como o ‘Mestre do Sabor’ é o reconhecimento da importância da cozinha como cultura de um país. É a aposta na promoção das tradições brasileiras e na divulgação da melhor cozinha e cozinheiros. Sendo a maior emissora do país e transmitindo para o mundo através da Globo Internacional, esta será a maior ferramenta de promoção do que o Brasil tem de melhor”, aponta.

Já o mineiro Leo Paixão antecipa um pouco do que o público vai conferir mais tarde. “A forma como o ‘Mestre do Sabor’ será trazido a público, valorizando o cozinheiro e o produto brasileiro, mais focado na cozinha e nas receitas, é muito positiva. Acho muito importante ter um programa como esse no horário nobre da emissora, principalmente pela valorização da nossa própria gastronomia”, elogia.

Saiba as fases e o prêmio da competição:

Prato de entrada 

Para garantir uma das 24 vagas do reality culinário, chefs profissionais de todo o Brasil preparam seu melhor prato na cozinha. Os três mestres – José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão – degustam os pratos sem saber quem os cozinhou. As avaliações são individuais. A cada uma, o trio decide se o candidato merece uma vaga no seu time para seguir na competição. Se mais de um mestre aprovar o candidato, ele é quem escolhe o time em que vai ingressar. Os três times seguem para a próxima fase com oito integrantes cada um.

Na pressão 

A fase tem duas etapas. A primeira, no formato time contra time, é o Menu Confiança. Os três times cozinham um menu completo. Dessa vez, cada mestre orienta seus cozinheiros e quem avalia e elege o melhor menu é o apresentador Claude Troisgros. O time que levar o voto de Claude está imune da segunda prova. A segunda etapa é a Batalha dos Cucas. Nela, os chefs cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que são responsáveis por definir os dois participantes que deixam a disputa.

Duelos 

Esta etapa tem duelos em mata-mata. A cada episódio, duplas são formadas, independente dos times e por escolha dos próprios cozinheiros, para a realização da prova. Dessa vez, os chefs disputam a preferência dos mestres. O melhor cozinheiro de cada duelo segue na competição.

Na balança 

A fase tem duas rodadas de provas individuais. Na primeira, os chefs cozinham um prato e José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão elegem, cada um, seu preferido. Os chefs responsáveis pelos pratos eleitos são classificados para a semifinal. Os chefs restantes cozinham individualmente em mais uma rodada da prova. Os mestres, novamente, elegem os melhores pratos e colocam mais três chefs na semifinal.

Semifinal 

A semifinal também acontece em duas partes. Os seis chefs nesta etapa cozinham seu melhor prato. Desta vez, Claude volta ao papel de avaliador. Ele degusta todos os pratos e coloca dois participantes na final. Em uma segunda rodada individual, os mestres assumem o posto de avaliadores e elegem outros dois competidores para seguir adiante. A fase termina com quatro finalistas.

Final 

A fase tem duas etapas e definirá, ao vivo, o grande campeão. O Mestre do Sabor leva para casa um prêmio de R$ 250 mil.

 Mestre do Sabor é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. O reality gastronômico vai ao ar às quintas-feiras, logo após A Dona do Pedaço.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade