Reality

Confira os últimos competidores aprovados para o Mestre do Sabor

Candidatos são selecionados para as últimas vagas

Publicado em 29/10/2019

Os 24 participantes do reality Mestre do Sabor, da TV Globo, foram definidos. A partir de agora, divididos em três times, os chefs profissionais estão oficialmente na disputa pelo título de Mestre do Sabor. Confira, abaixo, quem são os donos das últimas oito vagas do reality. Na próxima quinta (31), eles se juntam aos demais competidores e enfrentam o primeiro desafio da nova fase: uma prova em grupo.

Confira os participantes:

Ricardo Caldas, 47 anos, Florianópolis/SC

Chef do restaurante Dolce Vita, onde exerce sua culinária contemporânea, Ricado passou nove anos em Londres, na Inglaterra, adquirindo experiência com a gastronomia. De volta ao Brasil, escolheu as terras catarinenses para solidificar seu trabalho e seus sonhos. Três chefs são suas referências na cozinha: Claude Troisgros, Helena Riso e Jeferson Rueda. Em ‘Mestre do Sabor’, ele foi aprovado com uma “Morcela grelhada com purê de cenoura braseada, berinjela marinada e espuma de caipirinha”.

Amanda Grezzana, 33 anos, Caxias do Sul/RS

A chef do Boaz Restaurante e Careme Café cozinha desde a infância, preparando macarronadas dominicais junto com o avô. Começou a cursar Turismo e Hotelaria, mas vendo o curso de Gastronomia no prédio ao lado, decidiu seguir sua intuição e mudar de faculdade. Desde então trabalha em cozinhas e viaja em busca de mais conhecimento sobre seu ofício e paixão. Amanda admira chefs como Diego Lozano e Alex Atala. Suas primeiras referências foram de uma culinária afetiva, de raiz italiana, e também com uso de ervas e aromáticos, que eram cultivados na horta dos avós. Mas hoje ela segue a linha da cozinha contemporânea e clássica francesa. O prato que preparou para entrar na competição foi “Vitela com emulsão de porcini, mousseline de couve-flor e picles de maxixe”.

Raissa Ribeiro, 25 anos, São Paulo/SP

Raissa começou a cozinhar em casa, aprendendo com a avó a fazer massas clássicas italianas, tortas e alguns bolos. Se apaixonou pela comida e, desde então, sua vida gira em torno do alimento. Além da culinária italiana, pela qual é apaixonada, a chef não dispensa a comida mineira clássica. Destaca como inspirações os chefs Ivan Ralston, Mara Salles, Alberto Landgraf, Rafa Costa e Silva. Com o prato “Ravioli de camarão, lagostim e tuile de bottarga”, ela garantiu vaga no reality.

Janete Borges, 41 anos, Florianópolis/SC

Chef da Duca Charcutaria, Janete teve como primeira profissão a Moda. Depois de muitas mudanças de endereço, percebeu que o caderno de receitas era o item que sempre a acompanhava e mais trazia alegria. Foi então que decidiu migrar para o mundo da gastronomia, sua grande paixão. Nomes como Ana Soares, Neide Rigo, Mara Sales e Michel Bras fazem parte das referências de sua cozinha. Janete segue a linha da comida brasileira afetiva, caiçara e de roça contemporâneas e, por isso, apresentou uma “Garoupa curada com eryngui e alho poró, molho ponzu com colágeno de porco” como prato de entrada, conquistando vaga no programa.

Marcelo Cotrim, 35 anos, Cuiabá/MT

Depois de cursar Publicidade e Propaganda e Sistemas da Informação, Marcelo percebeu que sua felicidade poderia estar em um hobby: a cozinha. Estava certo. Desde as primeiras aulas, tomou como missão tornar a cultura cuiabana conhecida e coloca isso em prática por meio da Cotrim Gastronomia: eventos personalizados e consultoria gastronômica, seguindo uma linha de cozinha tradicional aliada à contemporânea. Suas inspirações são os chefs Rodrigo Oliveira, Jefferson Rueda, Claude Troisgros, Alex Atala e Emannoel Bassoleil. Com o prato “Pintado grelhado, mousseline de mandioquinha e pequi, farofa de pixé com escamas”, ele foi aprovado para a competição.

Thiago das Chagas, 36 anos, Recife/PE

O chef é dono dos restaurantes Reteteu Comida Honesta e São Pedro Restaurante, onde cozinha comida brasileira regional pernambucana. Seu amor pela culinária despertou ainda na infância, enquanto via a avó cozinhar para os oito netos. Três décadas depois, ele segue com a mesma paixão e brilho nos olhos pela gastronomia, agora sua profissão. Chefs como Nuno Mendes, José Avillez, Fergus Henderson e Cesar Santos são referência para Thiago. Trazendo um pouco de sua cozinha para o ‘Mestre do Sabor’, ele preparou um “Arroz de caranguejo” e foi aprovado.

Fernando Vaz, 39 anos, Rio de Janeiro/RJ

Atual chef do Restaurante Xian, Fernando criou novas técnicas de execução da culinária franco-asiática e é um dos maiores entusiastas desta linha gastronômica no Brasil. Sua trajetória na cozinha começou por iniciativa própria, aos 15 anos, quando fez seu primeiro curso profissionalizante. O chef tem como referências nomes com os quais trabalhou ao longo de mais de 20 anos na gastronomia, como Laurent Suaudeau, Rolland Villard, Dominique e Alain Raymond. Foi aprovado para a competição com o prato “Crocante de costela de boi com aligot de queijo coalho e picles de cebola roxa”.

Mariana Pelozio, 33 anos, São Paulo/SP

A chef sempre gostou de cozinhar; fez sua primeira receita aos nove anos, seguindo as anotações de um livro da avó. Depois de se formar em administração e trabalhar com tecnologia, decidiu estudar gastronomia. Juntando o que sabia de administração e o que aprendeu de culinária, montou o restaurante Duas Terezas, onde serve comida de afeto (comfort food) – comida brasileira “real”, sem reconstruções. Chefs como Janaína Rueda, Danilo Miyaoka, Morena Leite, Pia Leon e José Baratino são algumas de suas referências. Para entrar na competição, Mariana cozinhou “Bochecha de porco com arroz de coco, farofa de castanha e pistache”.

Veja os participantes que cada mestre aprovou:

Mestre José Avillez: Djalma Victor, Gustavo Young, Gabriel Coelho, Lui Veronese, Ana Bueno, Rafael Lorenti, Janete Borges e Thiago das Chagas.

Mestre Kátia Barbosa: Lili Almeida, Seichele Barboza, Carol Albuquerque, Lira Müller, Felipe Oliveira, Amanda Grezzana, Marcelo Cotrim e Fernando Vaz.

Mestre Leo Paixão: André Barros, Diego Gimenez, Dudu Poerner, Roberto Neves, Viviane Almeida, Ricardo Caldas, Raissa Ribeiro e Mariana Pellozio.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade