Amor incondicional: Relembre os pais da teledramaturgia que criaram os filhos sozinhos

Publicado em 11/08/2019

Nem só de vilania e tramas conturbadas vivem as novelas. Para dialogar e chegar mais próximo da realidade dos telespectadores, é de extrema importância a construção de um núcleo familiar, onde os personagens possam demonstrar sentimentos como afeto, cuidado, proteção e, claro, amor.

Muitas vezes “incompletas”, se for pensar pelo padrão normativo da sociedade, as famílias das teledramaturgias surgem apenas com uma figura central: o pai ou a mãe. Atualmente, vemos em cena o major Marco Rodrigo (Julio Machado) se virando para criar a filha adolescente Anjinha (Caroline Dallarosa), em Malhação: Toda Forma de Amar.

Totalmente desconsertado com as questões do mundo feminino, o policial precisa lidar diariamente com as variações de humor da jovem, vaidade e namoro. Quem não lembra da resistência de Marco para aceitar o romance de Anjinha com Cleber (Gabriel Santana)? Foi uma loucura!

Major Marco flagra Anjinha com o namorado Cleber
Major Marco flagra Anjinha com o namorado Cleber Foto Reprodução Globo

Aproveitando que o Dia dos Pães está sendo comemorado neste domingo (11), o Observatório da Televisão reuniu algumas figuras paternas que enfrentaram a difícil missão de criar e educar os filhos sozinhos. Confira a seguir:

Olavo e Laura – O Sétimo Guardião

Olavo (Tony Ramos) e Laura (Yanna Lavigne) de O Sétimo Guardião
Olavo Tony Ramos e Laura Yanna Lavigne de O Sétimo Guardião Foto João Cotta Globo

Empresário ambicioso, o personagem de Tony Ramos não media esforços para conseguir sucesso no mundo dos negócios. Temido por muitos, Olavo carregava nas costas a lenda de que sua mulher se suicidou inalando gás, após descobrir sua verdadeira índole. Verdade ou não, o que foi possível ver na trama foi o amor incondicional que ele tinha por Laura (Yanna Lavigne). Ele, literalmente, fazia de tudo para ver a filha bem.

Edu e Lipe – Coração de Estudante

Edu e Lipe  da novela Coração de Estudante
Edu e Lipe da novela Coração de Estudante Foto Divulgação Globo

Professor de biologia, o personagem de Fábio Assunção criava o filho Lipe (Pedro Malta) sozinho. Edu não era viúvo, mas tinha uma ex-esposa, a Mariana (Carolina Kasting), problemática, irresponsável e dependente química. Sua maior preocupação era ver o menino sofrendo pelas condições da mãe.

Roney Romano e Keyla – Malhação: Viva a Diferença

Roney Romano e Keyla de Malhação
Roney Romano e Keyla de Malhação Foto Reprodução TV Globo

Vivido por Lúcio Mauro Filho, o dono da lanchonete A Chapa do Romano era pai de Keyla (Gabriela Medvedoski). Viúvo, o rapaz precisou enfrentar sozinho os conflitos causados pela gravidez inesperada da adolescente, que teve uma noite romântica com um desconhecido.

Abner e Tonica – Morde & Assopra

Abner e Tonica da novela Morde e Assopra
Abner e Tonica da novela Morde e Assopra Foto TV GloboBob Paulino

Outro paizão viúvo, o personagem de Marcos Pasquim era apaixonadíssimo pela filha Tonica (Klara Castanho), e passava um sufoco para administrar as travessuras da pequena. Morando com sua família em uma fazenda, Abner deixou a solidão de lado após conhecer Júlia (Adriana Esteves).

Álvaro e seus quatro filhos – Era Uma Vez…

Álvaro e seus filhos na novela Era Uma Vez...
Álvaro e seus filhos na novela Era Uma Vez Foto Divulgação Globo

O personagem eternizado por Herson Capri era pai de quatro crianças espertas, inteligentes e traquinas: Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum). Também viúvo e morando em um sítio, o rapaz contava apenas com a ajuda de Pepe (Elias Gleizer), avó das crianças.

Afonso e seus três filhos – Malhação 2000

Afonso e o filho Marcelo em Malhação (
Afonso e o filho Marcelo em Malhação Foto Divulgação Globo

Professor de História no Colégio Múltipla Escolha, a figura interpretada por Giuseppe Oristianio era pai de três adolescentes: Marcelo (Fábio Azevedo), Arthur/Cabeção (Sérgio Hondjakoff) e Fernando (Helder Agostini) – que era chamado de FM. Administrando uma casa cheia de homens, Afonso era atencioso e, às vezes, atrapalhado. Sua mulher morreu vítima de câncer no pulmão.

Franco e Alice – Rebelde Brasil

Franco e Alice da novela Rebelde Brasil
Franco e Alice da novela Rebelde Brasil Foto Reprodução Internet

Na versão brasileira do fenômeno mexicano Rebelde, o personagem de Luciano Szafir era um rapaz viúvo que criava sozinho a mimada Alice (Sophia Abrahão), que achava que o pai era indiferente a ela. A adolescente era arrogante e vivia arrumando confusões que Franco precisava resolver.

Frederico e seus três filhos – Esplendor

Frederico na novela Esplendor
Frederico na novela Esplendor Foto Reprodução Internet

Empresário rico, Frederico sofreu um trágico acidente, que resultou na morte de sua esposa. Com isso, ele passou cuidar sozinho dos três filhos: Érica (Thais Fersoza), Fred (Max Fercondini) e Gui (Thiago de Los Reyes). No entanto, no decorrer da novela ele contratou a governanta Flávia Cristina (Letícia Spiller), por quem se apaixonou. Seu intérprete era o ator Floriano Peixoto.

Bento e seus dois filhos – Três Irmãs

Bento da novela Três Irmãs
Bento da novela Três Irmãs Foto Reprodução Globo

Interpretado por Marcos Palmeira, Bento era um viúvo pai de Rafinha (Thavyne Ferrari) e Lucas (Matheus Costa). O médico perdeu a mulher Tereza (Maria Manoella) durante o parto de seu terceiro filho. O personagem cuidava das crianças com muito carinho e dedicação, enquanto lidava com o luto. No decorrer da trama, ele se apaixonou por Dora (Cláudia Abreu).

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade