Por violência e conteúdo sexual, Ministério da Justiça reclassifica Por Amor

Publicado em 16/07/2019

Reprisada nas tardes da Globo desde abril, a novela Por Amor foi reclassificada pelo Ministério da Justiça. Em despacho publicado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União, a novela saiu do selo de ‘classificação livre’ e passará a ter o selo ‘não recomendado para menores de 12 anos’.

Segundo o despacho, a novela apresentou principalmente drogas lícitas sendo consumidas. Além de violência e forte conteúdo sexual. A classificação foi considerada ‘atualizada’ porque o selo livre foi dado em 1997, quando os critérios da classificação indicativa eram outros.

No documento detalhado, o monitoramento da reprise exibida nas tardes da Globo detectou cenas contendo as tendências de ato violento, consumo de droga lícita, lesão corporal, apelo sexual.

Além disso, também foram exibidos momentos de insinuação sexual, nudez velada, estigma/preconceito. O Ministério da Justiça também deu cinco dias para que a nova classificação seja exibida. A Globo pode recorrer da decisão ou pedir um selo menor do que foi atribuído agora.

Por Amor tem bombado Ibope da Globo

Com 53 capítulos exibidos, Por Amor está marcando 17 pontos de média geral desde a estreia. É um dos melhores números da década, junto com O Rei do Gado e Senhora do Destino.

No último dia 2 de julho, com a exibição de um barraco entre os personagens Marcelo (Fábio Assunção) e Eduarda (Gabriela Duarte) a novela chegou a marcar mais audiência que Malhação: Toda Forma de Amar. Na ocasião, foram 17,8 pontos na Grande São Paulo para Por Amor. Já Malhação atingiu números ligeiramente inferior, fechando o episódio com 17,6.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade