Número 1 de afiliada da Globo na Bahia é demitido após cinco anos por crise de audiência

Publicado em 17/07/2019

No início da noite desta quarta-feira (17), a Rede Bahia, afiliada da Globo no estado, anunciou a saída do executivo João Gomes do cargo de diretor-executivo de TV. Ele era o responsável pelas seis emissoras da rede, inclusive a TV Bahia, emissora sediada em Salvador que vive uma crise de audiência.

No comunicado divulgado para a imprensa, a emissora informa que João Gomes fica no cargo até o dia 31 de julho. Seu substituto ainda não foi informado. Gomes ficou 19 anos no Grupo e cinco anos no comando das TVs. A emissora desejou sorte e sucesso na sequencia da carreira.

Tal demissão do executivo se deve a crise de audiência vivida pela concorrência com a Record TV e SBT em Salvador. Vários programas fecham em segundo ou até em terceiro lugar de Ibope na Grande Salvador.

A crise se acentuou em 2017, mas se agravou entre 2018 e 2019. Neste ano, a novela O Sétimo Guardião chegou a marcar média geral de apenas 21 pontos na capital baiana, índice considerado péssimo. Já o Encontro com Fátima Bernardes perde desde 2016 para o Que Venha o Povo, programa popular do SBT.

Além disso, no horário local, o Bahia Meio Dia, telejornal exibido na hora do almoço, fechou em segundo lugar no primeiro semestre de 2019. O programa perde para o Balanço Geral BA, da Record TV Itapoan. Entretanto, a situação do Globo Esporte BA é ainda pior. O programa esportivo não vence a Record TV desde janeiro de 2018.

Veja o comunicado na íntegra da afiliada da Globo na Bahia:

“Comunicado Rede Bahia

Diante de um mercado em constante e intensa transformação, a Rede Bahia tem feito esforços para estar preparada para os desafios atuais do segmento da comunicação.

Nesse sentido, entende que ajustes em sua estrutura e governança são processos naturais e inerentes ao contexto.

Por isso, comunicamos que a partir do dia 31 de julho João Gomes, Diretor Executivo da Rede Bahia, estará deixando a empresa.

João tem uma carreira de 19 anos na Rede Bahia, tendo liderado neste período empresas de rádios, eventos, internet e marketing dos negócios.

Nos últimos 5 anos esteve à frente das 6 emissoras de TV e participou de todo o processo de transformação da TV digital, reformulou os conteúdos regionais e empreendeu relevantes ações de mercado.

A Rede Bahia reconhece toda a contribuição do João ao longo desses anos e deseja muito sucesso nas próximas etapas da sua vida profissional.

Rede Bahia

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade