Record TV oculta localização de entrevistados para dificultar trabalho da Globo

Publicado em 14/06/2019

A guerra por exclusivas jornalísticas entre Record TV e Globo segue cada vez mais forte. Prova disso é que a emissora de Edir Macedo ocultou a localização de Vanessa Tibcherani, ex-esposa do acusado de matar o ator Rafael Miguel e seus pais, durante entrevista no Cidade Alerta. A situação aconteceu na última quarta-feira (12).

Na conversa conduzida por Luiz Bacci, Vanessa surgiu no telão do jornal enquadrada em plano fechado para que o conhecido pátio da Record não ficasse em evidência. O local fica a cerca de cem metros do estúdio do Cidade Alerta, localizado na sede do canal na Barra Funda, em São Paulo.

De acordo com Notícias da TV, a produção do formato implantou o esquema para que as concorrentes não descobrissem a localização exata da mãe de Isabela – namorada do ator assassinado.

Mesmo tendo quatro entradas por ruas diferentes, a Record optou por não ‘dar mole’ para Globo e SBT, suas maiores rivais, e orientou o operador de câmera a trabalhar com planos fechados, porque seu quintal já está manjado”, disse o jornalista Daniel Castro em seu texto no portal.

Ainda segundo o profissional, a jovem Isabela também passou pelo esquema após o enterro do namorado, na última segunda-feira (10). No dia, ela foi levada para um local secreto para entrar ao vivo com Bacci. Já Najila Trindade, mulher que acusa o jogador Neymar de estupro e agressão, cedeu entrevista à Record em um escritório de advocacia que não pertencia aos seus defensores.

Segundo uma fonte, a emissora esconde seus entrevistados porque investe na investigação jornalística para localizá-los. Eles nem sempre estão em suas casas (como é o caso de Isabela e Vanessa, por questões de segurança) ou em locais fáceis de achá-los”, continuou Castro.

Globo corre atrás do prejuízo

Com a prática adota pela Record TV para colher informações exclusivas sobre os casos Rafael Miguel e Neymar, a Globo estaria recorrendo a esse tipo de espionagem de campo. “A negociação do departamento de Jornalismo é negociar a entrevista exclusiva em outro local, de preferência ‘secreto’”, explicou o Notícias da TV.

A competição entre os canais de TV aberta está também no ar. Durante as perseguições policiais flagradas por helicópteros, tanto a Record quanto a Band estão utilizando planos fechados para não entregar de bandeja a localização do acontecimento.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade