“Genes dos dinossauros estão só adormecidos”, revela paleontóloga no Conversa com Bial

Publicado em 29/05/2019

Já imaginou usar os genes dos antiquíssimos dinossauros para recriar essa espécie há tanto extinta da face da Terra? Parece a ideia perfeita para um filme de Steven Spielberg. Mas não. Estamos falando da mais pura – e surpreendente – realidade.

Na madrugada desta terça-feira (28), o apresentador Pedro Bial recebeu em seu programa Conversa com Bial um trio de paleontólogos especialistas no assunto. No longo bate-papo, Aline Ghilardi, Carlos Roberto Candeiro e Rodolfo Nogueira deram detalhes de como seria possível recriar as criaturas pré-históricas a partir da experiência com outros animais, como as galinhas.

Segundo Aline, estudos realizados pelo paleontólogo estadunidense Jack Horner, reativando em aves os genes de dinossauros, já conseguiram resultados impressionantes, como a criação de embriões de galinhas com dentes e a reversão de penas para escamas.

“Essa foi a ideia do Jack Horner: usar a engenharia genética reversa. Os genes dos dinossauros, que revelam algumas características, estão só adormecidos. A gente não está muito longe de criar algo que pareça de fato um dinossauro”, sentenciou a cientista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade