De Império a O Rebu: Novelas brasileiras continuam sendo sucesso pelo mundo

Publicado em 28/05/2019

A teledramaturgia brasileira continua sendo destaque fora do Brasil quase duas décadas após o estouro de O Clone (2001). De lá pra cá, tramas como Da Cor do Pecado (2004), A Vida da Gente (2011), Caminhos das Índias (2009) e mais recente, Avenida Brasil (2012), são os maiores exemplos a serem citados aqui.

E quem pensa que somente a Globo impera nesse circuíto internacional, se engana. A Record TV desde que submergiu no universo das adaptações bíblicas nunca mais deixou de ser líder nos Estados Unidos. Os Dez Mandamentos (2015), passando por O Rico e Lázaro (2017) e Jesus (2018) superaram todas as expectativas e mudaram o cenário da emissora firmando pé lá fora se tornando uma concorrente internacional de grande potência e batendo de frente como a poderosa Telemundo, parceira da Globo em diversas produções.

Nos quatro cantos do mundo é possível encontrar enredos brasileiros sendo televisionados. Na Colômbia, grandes sucessos estão espalhados por diversas emissoras. É o caso de Verdades Secretas, escrita por Walcyr Carrasco em 2014 que vem sendo exibida pelo Canal1. O país de Maluma (cantor) também desfruta de Lado a Lado (2012), Império (2014), Dupla Identidade (Ojos Sin Culpa) de 2014 e O Rebu (La Fiesta) de 2014.

Avenida Brasil fenômeno transcendente

Na Espanha, Avenida Brasil está sendo exibida pelo canal NOVA. O fenômeno brasileiro até então estava sendo exibido na Turquia e reprisado pela segunda vez no Chile.



No Paraguai, através do canal aberto La Tele, Xica da Silva (1996) acabou de sair de cena dando lugar a Dona Beija (1986) no horário das 22h00.

Dona Beija substituiu Xica da Silva no canal La Tele do Paraguai (Reprodução: La Tele/Py)
Dona Beija substituiu Xica da Silva no canal La Tele do Paraguai Reprodução La TelePy

Recentemente Sol Nascente (2017) substituiu Fina Estampa (2011) no canal Cubavision, de Cuba.

Walcyr Carrasco e bíblicas da Record TV são as novas sensações

El Otro Lado do Paraíso está sendo transmitido pela Teledoce no Uruguai (Reprodução: Teledoce)
El Otro Lado do Paraíso está sendo transmitido pela Teledoce no Uruguai Reprodução Teledoce

No Uruguai O Outro Lado do Paraíso (2017), também de Walcyr Carrasco é líder de audiência.

Querer Sin Limites é A Força do Querer no canal aberto MEGA, do Chile (Reprodução: MEGA TV)
Querer Sin Limites é A Força do Querer no canal aberto MEGA do Chile Reprodução MEGA TV

Através do canal MEGA TV, também do Chile, A Força do Querer (Querer Sin Límite) se tornou líder de audiência com repercussão tão positiva quanto foi no Brasil, mesmo exibida em horário ingrato: Uma da manhã.

Cúmplices de um Resgate (Foto: Divulgação: Lourival Ribeiro/SBT)
Cúmplices de um Resgate Foto Divulgação Lourival RibeiroSBT

Mas se engana quem pensa que novelas do SBT não fazem sucesso lá fora. Embora as produções da emissora de Silvio Santos não tenham o mesmo alcance das concorrentes, as tramas infantis tem entrado com frequência para o catálogo de canais de países da África como Angola e Moçambique.

Carrossel (2012), Cúmplices de Um Resgate (2015) e Carinha de Anjo (2017) foram grandes sucessos recentes por lá. As Aventuras de Poliana também pode ser vista em Portugal e países da África. Cristal e Amigas e Rivais foram exibidos em canais fechados de Portugal e, embora não tenham sido êxitos em audiência, vales o destaque nessa lista.

Na Argentina

Na Argentina as novelas da Globo e Record TV disputam uma fatia importante do público. A Globo voltou a ser destaque após seis anos de Avenida Brasil com Verdades Secretas e Totalmente Demais. A Record após Os Dez Mandamentos nunca mais perdeu espaço por lá.

Moisés em Os Dez Mandamentos da Record TV (Reprodução: Record TV)
Moisés em Os Dez Mandamentos da Record TV Reprodução Record TV<br>

Portugal figura como o país que mais importa novelas brasileiras – principalmente da Globo. Atualmente Gabriela (2012) e O Outro Lado do Paraíso, além da já anunciada A Dona do Pedaço são produções sempre líderes de audiência e ovacionadas pelo público.

Manchete do site NovelaLouge de Portugal sobre A Dona do Pedaço:

Confira o link da crítica publicada sobre A Dona do Pedaço:
http://novelalounge.com/2019/05/27/jitomates-y-lagrimas-a-dona-do-pedaco-nos-hace-sonar/

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade