Aqui na Band inova com tradução em Libras em tempo real

Publicado em 28/05/2019

Novo programa das manhãs do Morumbi, o Aqui na Band estreou nesta segunda-feira (27) trazendo uma série de novidades. Uma delas é a presença do tradutor e intérprete Andrey Cruz.

Ele aparece no canto do vídeo durante as duas horas de programa, traduzindo para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) tudo o que é dito tanto pelos apresentadores – Silvia Poppovic e Ernesto Lacombe – como pelos convidados.

Trata-se de uma iniciativa pioneira na televisão nacional. O intuito é facilitar o acesso de deficientes auditivos ao conteúdo do programa. “Hoje nós temos cerca de 10 milhões de pessoas surdas no Brasil. Segundo o último Censo, quase 25% da população tem alguma deficiência. A Band é a primeira televisão aberta a ter um programa de entretenimento com linguagem de sinais diariamente”, destacou Cruz, em entrevista ao site oficial da emissora.

Ele acredita que o discurso inclusivo da primeira dama, Michelle Bolsonaro, na cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro foi preponderante para abrir novos caminhos de inclusão aos que necessitam dessa linguagem para se comunicar com maior eficácia.

“Sem dúvida isso fez com que as pessoas prestassem mais atenção de que existe outra língua no Brasil que é usada pela comunidade surda. Espero que isso possa servir de exemplo para que outros programas adotem esta prática”, torce Andrey.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade