Título de novela das 18h, Órfãos da Terra, pertencia a Aguinaldo Silva; entenda

Publicado em 07/04/2019

Na última terça-feira (02), a Globo colocou no ar sua nova novela das 18h, Órfãos da Terra. Escrita pela dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, a trama tem chamado atenção pelo apuro estético, e texto assertivo. Porém, o título da trama, pertencia a ninguém menos que Aguinaldo Silva, autor de O Sétimo Guardião.

O mesmo título Órfãos da Terra já havia sido utilizado anteriormente em um episódio do programa Caso Especial, exibido em 16 de março de 1984 com texto de Aguinaldo, e direção de Paulo Grisolli. Na história em questão, Tânia Alves interpretava a protagonista Do Carmo. Uma nordestina que havia sido abandonada pelo marido, e começava a sofrer pela seca e fome da região em que habitava.

Após perder um filho de quatro anos, e com mais três para alimentar, ela faz o que pode parar sobreviver. Além de cavar buracos para encontrar água como suas companheiras, outras mulheres que também passavam por situação semelhante. A atração foi premiada no Festival de Filme de Locarno na Suíça, de acordo com o site Teledramaturgia.

Segundo o colunista do UOL, Flávio Ricco, o diretor de teledramaturgia da Globo, Silvio de Abreu entrou em contato com Aguinaldo Silva, pois achou este título adequado à nova trama das 18h. O autor então cedeu o título para a nova obra. Antes porém, a trama teve como títulos provisórios, Sal da Terra, Filhos da Terra, e A Travessia.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade