HISTORY estreia a produção original Mauá – O Primeiro Gigante

Publicado em 20/03/2019

O HISTORY apresenta a produção original inédita Mauá – O Primeiro Gigante, no dia 24/03. Em dois episódios, a minissérie destaca a trajetória de Irineu Evangelista de Sousa. Ele é conhecido como Visconde de Mauá, pioneiro na industrialização brasileira e importante figura histórica.

Devido ao seu papel no desenvolvimento da industrialização brasileira, em especial no setor de serviços públicos, Irineu recebeu títulos de nobreza, concedidos por Dom Pedro II. O de Barão, em 1854, e o de Visconde, em 1874. A minissérie acompanha o Barão de Mauá, banqueiro, político e diplomata, no período de maior relevância de sua vida, de 1849 a 1868. E destaca sua ascensão e queda, a partir do conflito com o governo imperial, controlado por Dom Pedro II.

Coprodução do HISTORY com a Boutique Filmes, Mauá – O Primeiro Gigante traz o ator Danilo Grangheia (A Lei do AmorO Roubo da Taça) no papel do Barão de Mauá, e Rodolfo Valente (3%), como Dom Pedro II. A série é uma espécie de prequel (pré-sequência) de Gigantes do Brasil. A minissérie exibida em 2016 contou as trajetórias de Francesco Matarazzo, Percival Farqar, Giuseppe Martinelli e Guilherme Guinle.

O Barão de Mauá foi o precursor da industrialização e da modernização do Brasil, abrindo caminho para que, décadas depois, os quatro gigantes da história do empreendedorismo pudessem construir seus impérios. A produção envolveu uma equipe de 120 pessoas e 20 atores.

As etapas iniciais contaram com pesquisa histórica, desenvolvimento de roteiro e preparação. Foram quatro semanas de pré-produção e oito dias de filmagem. As locações incluem o Palácio dos Cedros, em São Paulo, o Museu do Café, as ruas e igrejas da cidade de Santos e ainda o município de Guararema (SP).

Importância do Visconde de Mauá

“O Visconde de Mauá é o pioneiro da industrialização no Brasil. Mais do que isso. Ele foi um homem do seu tempo e, por meio da sua trajetória épica, a série revela as grandes transformações e conflitos que acabaram por transformar o Brasil”, diz Eduardo Piagge, produtor executivo de Mauá – O Primeiro Gigante.

No primeiro episódio, às 19h50, Irineu Evangelista de Sousa é um empresário que teve sua ascensão no governo imperialista de Dom Pedro II. Iniciando assim, a entrada do capitalismo numa sociedade escravista e agrária. E reforçando o conflito de interesses entre o governo e a iniciativa privada.

Em seguida, às 20h40, no segundo episódio, ao ser nomeado Barão de Mauá, ele atinge o auge como empresário. A princípio, o governo entende a mudança econômica que a iniciativa privada trouxe ao país. Porém faz com que Mauá perceba que ele depende do governo para ser o empresário que é. É o início de sua queda.

Após a exibição de Mauá – O Primeiro Gigante, o HISTORY apresentará uma maratona especial Gigantes do Brasil, a partir das 21h30, com os quatro episódios em sequência. Além da minissérie, o canal HISTORY estreou neste mês, a nova temporada de Desafio Sob o Fogo: Vida ou Corte. O programa mostra os maiores produtores de espadas, e armas brancas dos Estados Unidos.

Classificação indicativa: 10 anos

Ficha Técnica

Equipe Boutique Filmes

Produção Executiva – Eduardo Piagge
Direção e Roteiro – Fernando Honesko
Roteiro – Henrique Moreira
Direção de Fotografia – Eduardo Piagge
Direção de Arte – Monica Palazzo
Figurinista – César Martins
Edição – Vinicius Prado Martins
Finalização de Imagem e Efeitos – Quanta Post

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade