Caco Ciocler acompanha rotina de UBS para compor personagem da série Unidade Básica

Publicado em 21/02/2019

O ator Caco Ciocler (47) volta a série de sucesso Unidade Básica, do canal Universal. Após uma negociação com a Globo, Caco conseguiu autorização para gravar a segunda temporada da série e dar continuidade da saga do Dr Paulo. O fato de o canal estar sob o guarda-chuva da Globosat facilitou as tratativas.

O local escolhido como locação para a série Unidade Básica foi uma antiga fábrica de hambúrguer na bairro Vila Siqueira, na zona norte da capital paulista. A reprodução do hospital ficou tão verossímil que até hoje moradores da região aparecem por lá em busca de atendimento com a carteira do SUS na mão.

Leia também: Rafael Vitti diz que se inspira em Jesuíta Barbosa e faz elogio: ‘É um artista que admiro demais’

Encontram atores com o estetoscópio no pescoço. “A UBS não é um lugar de emergência. As pessoas chegam para ser atendidas com hora marcada. Não tem procedimento cirúrgico. A gente usa elementos de Dr. House, mas o grande desafio é esse: como fazer uma série brasileira, sem a emergência, que é o grande ingrediente das séries médicas”, disse Caco ao Estado no intervalo da gravação.

O ator se disse um fã da série norte-americana e do personagem interpretado pelo ator britânico Hugh Laurie

“Mas ao contrário do Dr. House, que é do mesmo canal de Unidade Básica, o que importa não é a doença, mas o paciente. Eu sou o avesso dele, mas com o mesmo temperamento.” Voltadas para a saúde da família, as UBS são a porta de entrada do SUS.

Coube à médica Helena Petta, que atuou por muitos anos em uma UBS, e sua irmã, atriz Ana Petta, que é protagonista da série ao lado de Caco, a escolha dos casos reais transportados para a ficção. Para escolher os casos e compor seus personagens, Ana Petta e Caco fizeram várias visitas domiciliares e acompanharam de perto a rotina de uma UBS de verdade na periferia de São Paulo.

“A visita domiciliar mais chocante foi um policial que tinha levado um tiro na cabeça. Ele vivia numa cama na sala de casa, com metade da cabeça arrancada. Não podia se locomover e a equipe cuidava de tudo”, lembra ainda o ator.

Ana Petta conta que a segunda temporada, que ainda não tem data para estrear, terá uma pegada “feminina”

Unidade Básica terá casos envolvendo a saúde da mulher e a violência doméstica. Sua personagem, Dra. Laura, ganhou espaço. Já Caco atua e dirige simultaneamente em dois episódios, algo inédito em sua carreira.

“Essa é uma coisa meio esquizofrênica. Eu já tinha um pouco a cabeça de diretor atuando, o que era um problema. As marcas que eu não faria já eram um incômodo para mim. Isso tornou a questão mais problemática, no bom e no mal sentido.” Oscar. Às vésperas do Oscar, coube na conversa levantar uma questão incômoda: por que o Brasil segue tão distante do tapete vermelho enquanto Argentina e México brilham no circuito internacional? “O Brasil não se considera um país latino-americano.

O cinema brasileiro quer contar grandes histórias e se distanciou do cotidiano. Persegue como agradar”, disse o ator. A entrevista termina com um desabafo provocado pela pergunta sobre a narrativa do governo Jair Bolsonaro de modificar a Lei Rouanet que pode reduzir patrocínios estatais para produções brasileiras. Para Caco Ciocler, o governo dá sinais de dar menos importância à arte e produção cultural para o cidadão.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade