Verão 90: Relembre figurinos que fizeram sucesso nas novelas dos anos 90

Publicado em 29/01/2019

A década de 90 ficou marcada por grandes acontecimentos políticos, sociais, musicais e culturais. No meio de tantas revoluções, um segmento específico não ficou parado no tempo e também apresentou mudanças expressivas: o da moda. O jeito como as pessoas se vestiam há mais de 20 anos trouxe à tona um visual gótico, recheado de jaquetas de couros e camisetas. Ao mesmo tempo, essa pegada com ar de rebeldia se misturava com uma tendência leve, colorida e floral.

Esse mar de referências fashionistas será resgatado em Verão 90, nova novela das sete da Globo que estreia nesta terça-feira (29). Escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, a produção narra os amores, as alegrias e os dramas de seus personagens na década de 90. Pensando em resgatar o clima nostálgico da trama, o Observatório da Televisão reuniu os personagens da teledramaturgia que ditaram moda na época. Confira a seguir:

Veja também: Mayra Cardi revela segredo para manter casamento com Arthur Aguiar firme

Babalu – Quatro por Quatro (1994)

Interpretada por Letícia Spiller, a divertida personagem usava e abusava das minissaias, shorts de cintura e dos croppeds estilo ciganinha. O guarda-roupa da jovem era bem colorido e leve – a cara do verão! Babalu deixava os looks mais charmosos usando elástico de florzinha na cabeça, tendência febre entre as jovens nos últimos meses. Dúvida? Basta fuçar o Instagram por cinco minutinhos que você vai encontrar várias meninas com o cabelo cheinho de flores.

Bababu da novela Quatro por Quatro
Bababu da novela Quatro por Quatro Foto Reprodução Globo

Maria Eduarda – Top Model (1990)

Por falar em acessórios, a modelo interpretada por Malu Mader roubou a cena ao surgir na novela usando bandana na cabeça. O visual de Duda também era composto por muito jeans must have. O estilo aparecia em várias peças do armário da jovem: jaquetas, macacões, calças de cintura alta, etc.

Maria Eduarda da novela Top Model
Maria Eduarda da novela Top Model Foto Reprodução Globo

Natasha – Vamp (1991)

Natasha foi uma das personagens que mais se beneficiou da proposta rock’n’roll dos anos 90. Interpretada por Claudia Ohana, a moça expressava seu estilo gótico usando jeans e muitas peças de veludo, cotton-lycra e vinil na cor preta. A maquiagem também seguida essa linha “obscura” com olhos esfumados e batons escuros.

Natasha da novela Vamp
Natasha da novela Vamp Foto Reprodução Globo

Diná – A Viagem (1994)

A personagem de Christiane Torloni iniciou a trama com um estilo sensual, moderno e com cores escuras. Porém, foram as saias longas de tecidos leves que Diná adotou na segunda fase da novela que fizeram sucesso. As roupas da moça atendiam uma paleta de cores com tons claros: brancos, rosados e nudes. Diná era uma Kim Kardashian dos anos 90, meu bem!

Diná da novela A Viagem
Diná da novela A Viagem Foto Reprodução Internet

Raquel – Mulheres de Areia (1993)

A vilã vivida por Glória Pires tinha uma imagem de mulher rica elegante. Certamente os macacões longos foram as peças do guarda-roupa da personagem que mais fizeram sucesso. Raquel também usava estampas de animal print, preto e muito vermelho. A gêmea má de Ruth também gostava de acessórios extravagantes e dos queridinhos brincos de argolas.

Raquel da novela Mulheres de Areia
Raquel da novela Mulheres de Areia Foto Reprodução Globo

Lisa – A Viagem (1994)

Interpretada por Andréa Beltrão, Lisa sempre aparecia nas cenas usando minissaia plissada de xadrez com meias 3/4. A personagem também tinha o colete como uma de suas roupas preferidas. Ah, sabe as famosas chockers? Então, Lisa já ostentava essas gargantilhas coleiras lá nos anos 90.

Lisa da novela A Viagem
Lisa da novela A Viagem Foto Reprodução Globo

Maria do Carmo – Rainha da Sucata (1990)

Essa figura era uma perua raiz. A personagem de Regina Duarte despertou entre as mulheres um desejo por peças extravagantes: brincos, chapéus, colares e anéis. Maria do Carmo sempre apostava em blazers, terninhos e tailleurs. No seu guarda-roupa também tinha muitas peças com ombreiras. Seu look ainda era composto por laçarotes nos cabelos e bolsas Chanel com alças de corrente.

Maria do Carmo da novela Rainha da Sucata
Maria do Carmo da novela Rainha da Sucata Foto Reprodução Globo e Internet

Patrícia – Meu Bem, Meu Mal (1990)

A jovem tinha um visual mais simples. No entanto, isso não significa que a personagem de Adriana Esteves não deixou sua marca registrada nos anos 90. Patrícia adorava usar calças mom jeans – popularmente conhecidas como calças de cintura alta. As peças eram compostas por cintos de couros, blusas e regatas leves – geralmente brancas. Às vezes, a mocinha também finalizava a produção com jaquetas jeans. Na cabeça, Patrícia apostava em faixas.

Patrícia da novela Meu Bem, Meu Mal
Patrícia da novela Meu Bem Meu Mal Foto Reprodução Globo

Teodora – Salsa e Merengue (1996)

Com a personagem de Débora Bloch o público viu o poder de uma mulher sedutora. Teodora era uma moça que adorava vestidos longos no estilo tubinho, com decotes e fendas. Sua maquiagem tinha um olhar marcante, as unhas estavam sempre feitas e na boca, normalmente, usava um batom vermelho.

Teodora da novela Salsa e Merengue
Teodora da novela Salsa e Merengue Foto Reprodução Globo

Xampu –  Despedida de Solteiro (1992)

Para finalizar a lista, o Observatório escolheu um personagem masculino: o Xampu. Vivido por João Vitti, o rapaz tinha estilo despojado, usava regatas, bermudas e tecidos leves. Os cabelos eram loiros e longos, seguindo bem a linha de um típico surfista que não sai da praia.

Esse visual, inclusive, será o mesmo do João, jovem interpretado por Rafael Vitti em Verão 90. Para não esquecer: o sobrenome igual e a aparência semelhante não são coincidências. João e Rafael são pai e filho.

Xampu da novela Despedida de Solteiro
Xampu da novela Despedida de Solteiro Foto Reprodução Globo

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade