Renata Lo Prete dá aula de jornalismo no Altas Horas

Publicado em 30/12/2018

A jornalista Renata Lo Prete, apresentadora do Jornal da Globo, esteve presente no programa Altas Horas do último sábado (29). Durante uma conversa com o apresentador Serginho Groisman, a jornalista explicou como funciona o trabalho com fontes e como faz a apuração das informações.

Leia também: Anitta é destaque em Retrospectiva e Jornal da Globo e internautas comemoram

“Acho que primeiro a gente precisa fazer igual o Dr. House (série), onde todo mundo mente. E às vezes não se trata nem daquela mentira deliberada, dolosa para te enganar. Todo mundo mente, porque todo mundo na vida quer contar uma história em que a própria pessoa saia bem naquela história. Mas o fato de que todo mundo mente uma hora ou outra, não significa que você vai simplesmente descartar aquela fonte. Significa que você precisa colocar filtros. E ir aplicando ali uns deflatores no que todo mundo lhe diz. Confrontar aquilo com outras histórias.”, começou explicando Renata.

“É um exercício de ouvir mais e mais gente. Uma outra coisa que eu acho que te ajuda muito, é você oxigenar as suas fontes. Não fale sempre com as mesmas pessoas. Ou posto de outra forma, você continua falando com aquelas pessoas, mas faz um esforço na sua vida de jornalista. Todo dia ou toda semana sempre estar trazendo uma voz nova para perto de você. Quanto mais você ampliar o seu leque de fontes, menor a chance de você se deixar levar por uma história que não para em pé, que não faz sentido.”, afirmou a jornalista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade