Rede japonesa NHK realiza primeira transmissão em 8K do mundo

Publicado em 02/12/2018

Reconhecido mundialmente por ser um dos países mais avançados quando o assunto é tecnologia, o Japão saiu na frente mais uma vez. O canal NHK, famoso em todo o planeta, iniciou, neste sábado (1), às 10h, horário de Tóquio, a primeira transmissão 8K via satélite no mundo.

O primeiro programa exibido na NHK com essa tecnologia foi 2001: Uma Odisseia no Espaço. O filme teve seus negativos escaneados para esse momento histórico da televisão mundial. Para se ter ideia, os japoneses já estavam testando essa tecnologia desde 1995. Naquela época, o HDTV ainda não era nem uma realidade em muitas localidades.

Veja também: Dani Calabresa revela ser fã de Friends e fala sobre fazer série e novela na Globo

Enquanto o Brasil e muitos países da América Latina ainda apresentam programas com tecnologia analógica, a NHK prevê, em um primeiro momento, 12 horas diárias de programação 8K. A expectativa é de que os grandes fabricantes de televisores com essa tecnologia tenham as vendas impulsionadas.

Oportunidade Olímpica para a NHK

O Japão terá uma ótima plataforma para mostrar ao mundo seu avanço tecnológico em transmissões televisivas. A capital Tóquio sediará, em 2020, os Jogos Olímpicos de Verão. Assim, se espera que as transmissões da NHK atinjam um nível de qualidade visual e de áudio jamais visto. Tudo graças ao Super High Vision, como eles chamam a novidade.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade