Kéfera protagoniza discussão sobre feminismo com integrante da plateia do Encontro; momento repercute na web

Publicado em 13/12/2018

Na edição desta quinta-feira (13) do Encontro com Fátima Bernardes, o formato falou sobre feminismo e um participante da plateia chamado Wallace resolveu dar uma opinião sobre o assunto.

Leia: Encontro comete erro e vira assunto na web

“Na teoria, elas [feministas] falam, ‘nossa, temos que respeitar tem que ser isso, tem que ser aquilo’, mas na prática começa as agressões. Por exemplo, numa rede social, um cara falou assim, ‘poxa, eu sou trabalhador, carrego um monte de cimento, sou muito mais forte que as mulheres’, opinião, dele, e ainda acrescentou assim, ‘elas deveriam me valorizar'”, destacou o rapaz.

Saiba mais: Participante do Encontro rouba a cena e vira assunto na web

“Aí parece que ele mexeu numa colmeia, veio um bando de mulheres pra falar assim, ‘você mexeu com uma, mexeu com todas, quero ver se você é macho o suficiente’. Ele automaticamente excluiu a rede social. Isso é uma opinião dele”, avaliou o jovem.

“Você acha então que não é só isso? Que os direitos iguais não seriam o suficientes? Você acha que os direitos são iguais atualmente?”, indagou surpreendentemente a apresentadora.

Kéfera reage

“Não, não são iguais, quando elas falam por exemplo em assédio, reivindicando os direitos, tudo bem, eu acho isso tudo bem…”, seguiu Wallace, que logo foi questionado por Kéfera Buchmann, que estava no matinal. “Oi? Como assim? Explica mais”, pediu inesperadamente a atriz.

“Vou explicar. Salários diferentes na mesma função eu não concordo, isso que eu estou falando. Elas brigando por isso, tudo bem, mas por exemplo, eu estava fazendo uma peça numa faculdade, eu simplesmente toquei numa feminista e falei, ‘onde fica o banheiro?’, ela olhou pra mim, me encarou, parecia que seria uma cena de novela de O Beijo do Vampiro. Não podia falar nada com ela…”, apontou o homem.

“Aí você tem que encarar que em qualquer situação existem excessos…”, rebateu a comunicadora. A atriz resolveu reagir. “Wallace, o que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário…” , disparou a artista, sendo aplaudida pela plateia.

Contudo, Wallace tentou voltar a falar, e a atriz deu uma nova cortada. “Agora você está manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando o feminismo pra vocês. Wallace, entenda: não é o seu lugar de fala, você pode ouvir, complementar, e nos respeitar, você não tem que ensinar pra gente”, seguiu Kéfera.

“Em nenhum momento estou ensinando, só estou passando alguns exemplos”, retrucou o rapaz. “É importante ele falar pelo seguinte: muitas pessoas pensam assim, que o feminismo é viável no papel, e que no dia a dia não seria viável. Aí a gente precisa falar mais sobre isso”, destacou Bernardes, amenizando enfim o climão. Todavia, na web, a saia justa logo virou assunto.

Veja:

E mais:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade