No dia da Consciência Negra, participante gera polêmica no Encontro; Nas redes sociais, homem foi tachado de preconceituoso.

Publicado em 20/11/2018

O programa Encontro desta terça-feira (20) teve um tema especial: a consciência negra. Diversos profissionais, foram chamados ao palco para debater diversas situações. Porém, um dos quadros criados chamou a atenção entre os internautas nas redes sociais. Intitulado Respondo O quê?, o quadro consistia em mostrar pais de crianças, respondendo a perguntas que os filhos poderiam fazer, todas relacionadas à diversidade étnica.

“Por que só tem um colega negro na minha sala?”. Foi esta a pergunta que abriu o quadro. A resposta de um dos pais gerou questionamentos entre os participantes do quadro, inclusive de Patrícia Poeta, que não disfarçou seu incômodo. “As crianças são diferentes. Pode ter um negro, pode ter um japonês. Pode ser um mais claro, um polonês, não importa a quantidade que tem, importa que tem crianças diferentes dentro da escola com você”, respondeu o homem de nome William.

Leia também: No dia da Consciência Negra, Olívia Araújo comemora maior espaço para atores negros na TV: “O Tempo Não Para tem um elenco representativo”

Andressa, uma das participantes do quadro revelou que as perguntas feitas no quadro, ela já havia respondido para sua filha de 7 anos. E que dúvidas como essas são chamadas “Síndrome do preto único”, onde a criança negra no meio dos brancos, começa a se questionar sobre seus pares.

Quadro Respondo o quê no Encontro
Quadro Respondo o quê no Encontro

Patrícia Poeta resolveu questionar o participante

“Eu vi muitas bonecas na loja, mas por que todas são brancas?”, foi a segunda pergunta.
“Porque talvez foi na loja errada. Porque tem muitas lojas que tem… Você viu aquela loja que a gente passou que tinha uma boneca que parecia uma japonesinha? Outra loja que era especializada em bonecas europeias? Então depende da loja que você passou, mas existem bonecas de várias cores, várias nacionalidades”, foi a resposta dada por William levando o público na internet a reagir negativamente.

Leia também: Ximbinha publica foto com a namorada Karen Kethlen e se declara

No Twitter, várias postagens chegaram a declarar que o homem estava com preconceito velado, e respondendo a todas as perguntas de forma a fugir do assunto. Patrícia Poeta então o questionou ainda incomodada: “William, foi na loja errada ou tem um desequilíbrio nas lojas?”. O homem então afirmou que tem um desequilíbrio, porém foi uma pergunta desconcertante. E completou seu raciocínio dizendo que suas filhas não se importam com a cor das bonecas, querem apenas brincar.

Neste momento, ele foi questionado por Andressa.”Acho ótimo quando você fala que a criança escolhe independente de cor. Eu que tenho uma vivência preta, percebo que meus pares, e minhas crianças – quando digo minha, eu tenho uma filha só, mas crianças pretas são minhas – a gente não escolhe independente de cor, e aí já começa a questão de cor”.

Luis Miranda, Patrícia Poeta e demais participantes do Encontro
Luis Miranda Patrícia Poeta e demais participantes do Encontro

“Vivemos o racismo eugênico, que ensinou que o Brasil precisava se branquear. As bonecas são o reflexo de como esse país viveu o processo de embranquecimento e se esqueceu que 55% da população é negra”, declarou outro participante.

Confira as reações do público na internet:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade