Íris Abravanel comenta cena polêmica em Poliana: “Tomar cuidado”

Publicado em 13/09/2018

Uma cena delicada da novela As Aventuras de Poliana causou a maior repercussão na internet, tanto que a autora, Íris Abravanel, precisou se “retratar”.

Muitas pessoas viram como polêmica a fala de uma coordenadora escolar para uma menina negra.

Na cena, a pequena Kessya (Duda Pimenta) era acusada de vandalizar a escola. Inocente, a menina conta à Helô (Eliana de Souza) que isso só aconteceu por causa do racismo dos colegas.

A coordenadora, por sua vez, disse que “o racismo estava na cabeça da menina” e que isso não era motivo para ela se entristecer.

Leia mais: Protagonista de As Aventuras de Poliana, Sophia Valverde revela como administra a rotina

Embora a cena tenha todo um contexto, diversas pessoas taxaram a fala da adulta como polêmica por isentar os brancos e colocar nos negros a culpa pelo racismo.

O assunto foi muito comentado nas redes sociais e a repercussão entristeceu a autora da novela.

Íris Abravanel diz que vai tomar mais cuidado com o texto de Poliana

Em entrevista ao UOL, a esposa de Silvio Santos disse que se surpreendeu com a discussão e ficou muito triste.

“Eu fiquei triste com isso. Tive que aprender a perdoar. Eu e minha família já sofremos muitas coisas, agressões muito sérias, muitas que a imprensa nem sabe. Pra nos curarmos dos traumas tivemos que aprender a perdoar. Senão a gente estaria no consultório de psiquiatra. O principal é perdoar, quando você perdoa você se coloca no lugar da pessoa e passa a entender melhor”, disse.

Com tantas críticas, ela revelou que pretende tomar mais cuidado com o texto da trama, já que não pretende ofender as pessoas.

“Um alerta para tomar cuidado com as palavras, porque você pode machucar alguém. Não foi essa minha intenção”.

Leia mais: Thaís Melchior é a nova Luísa da novela As Aventuras de Poliana, do SBT

Anteriormente, no evento de apresentação da produção, a autora já havia falado sobre a representatividade negra nas novelas.

De acordo com Íris, “a comunidade afro precisa superar algumas coisas e ir para frente”.

“Eu acho que eles precisam eles mesmos superarem algumas dificuldades e ir para frente, conquistar. Eu fico tão feliz quando eu vejo alguém que consegue ser um advogado, um médico, um ator”, contou, reclamando da dificuldade em encontrar atores negros no Brasil.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade